O melhor pedaço da Maçã.
charnsitr / Shutterstock.com
Apple Watch Ultra

Turbinando o botão de Ação do Apple Watch Ultra

Autor(a) convidado(a)

Daniel de Paola

Designer, patrão ouro do MacMagazine, usuário de Macs desde 2007, já perambulou pelo outro lado algumas vezes mas sempre volta pro iPhone. E agora também é Ultra.

Olá, pessoal! Aqui é o Daniel de Paola, diretamente do Canadá, com o meu primeiro artigo pro MacMagazine — escrito juntamente ao Francisco Marchetti. Vamos tentar detalhar um pouco do que descobrimos e fizemos para tornar o botão de Ação do Apple Watch Ultra ainda mais funcional. 😀

Publicidade

Eu me dei de presente um Ultra este mês, pois faço 40 anos no dia 1º de junho. Até tomar a decisão de realmente adquirir o Ultra (eu tinha um Series 7 de 45mm), assisti a muitos reviews no YouTube — desde os tech reviewers mais famosos até os de menor expressão. Por incrível que pareça, os melhores foram de pessoas normais, não atletas, e isso me convenceu.

Durante essa minha pesquisa, eu passei por dois vídeos sobre como editar as funções do botão de Ação, já que a Apple (por enquanto) limita o uso dele a alguns poucos apps/recursos, como Exercício (Workout), Cronômetro, Ponto Intermediário (Waypoint), Retraçar (Backtrack), Mergulho, Lanterna e Atalho.

Assim que o meu Apple Watch Ultra chegou e depois de configurar tudo e restaurar meus mostradores do Series 7, a primeira coisa que eu fiz foi rever com calma os dois vídeos e entender o que eles fizeram — e, principalmente, o porquê e para que eles fizeram o atalho.

Publicidade

Baixei os dois arquivos e instalei nos meu atalhos do Watch. Fica, aqui, um detalhe: é preciso ter a certeza de que você vai adicionar o atalho na lista de atalhos do relógio.

Depois disso, eu testei os dois atalhos para entender as diferentes funções e o que melhor se adequou ao que eu preciso foi o do primeiro vídeo, com o nome Action Time (do Apple Bias).

A princípio ele parece complicado, mas se você já criou alguns atalhos (eu tenho vários para personalizar os ícones da minha tela de Início), fica bem fácil de entender o que cada comando faz, além de o vídeo ser muito bem explicado (somente em inglês).

Publicidade

A partir daí, foi só mudar os apps que o atalho chamava, os horários para cada função e configurar o menu do botão de Ação para chamar o atalho em si.

Feito isso, é só apertar o botão no seu Apple Watch Ultra pra ver a coisa funcionando como realmente deveria. Me senti entrando no Cydia e instalando funções no iOS lá nos anos de 2010, com o jailbreak.

O atalho abre muitas possibilidades para personalização. Eu comentei, durante uma das lives de gravação do MacMagazine no Ar, e o pessoal ficou interessado!

Publicidade

Mandei então o atalho pro Breno Masi, pelo Instagram, e coloquei o link do iCloud da minha versão nos comentários da live. A partir daí, o Francisco pegou e ficou até umas 2h da manhã configurando a versão dele, a qual explica melhor abaixo.


Autor(a) convidado(a)

Francisco Marchetti

Empresário do ramo da Segurança Eletrônica e Provedor de Internet. Amante do mundo Apple.

Saudações a todos! Me chamo Francisco Marchetti e é um prazer compartilhar conhecimento com vocês.

Quando vi a mensagem do Daniel de Paola na gravação do MacMagazine do Ar pelo YouTube, fiquei muito empolgado. Confesso que, antes disso, meu botão de Ação era desativado. Eu até cheguei a usá-lo pra acionar a lanterna, mas sinceramente nunca achei algo útil pois nunca usei a lanterna pelo relógio — acho fraca e, por isso, prefiro a do iPhone.

Ao analisar o script do atalho criado pelo Daniel, fiquei fascinado. Porém, senti a necessidade de que, além das programações baseadas em horários, ele também levasse em consideração dias distintos.

Não tenho uma rotina igual em todos os dias da semana. Faço aulas de pilates às terças e quintas-feiras, bem no meio da tarde (único horário que tinha disponível e, devido a sérios problemas de coluna, tive que adequar minha rotina pra isso).

Foi aí que o desafio começou! No passado, tive um pequeno conhecimento em programação — e quando falo “no passado”, é porque não abro um código-fonte há mais de dez anos. Esse conhecimento era limitado a HTML e ASP, para desenvolvimento de sites amadores. Porém, com um pouco de atenção, entendendo as tabulações, tudo deu certo.

Consegui fazer com que as ações determinadas fossem diferentes a partir de dias e horários variados! Exemplo: caso o botão seja pressionado somente entre 15h e 15h59, às terças e quintas, o exercício Pilates do app Exercício deve ser ativado.

A partir daí, consegui um outro avanço que é: caso o botão seja pressionado e eu esteja na minha empresa, ele deve abrir a porta da minha sala; caso a localização seja outra, o botão então é nulo.

Esses foram apenas alguns exemplos que achei importante. Aos interessados, basta clicar/tocar nesse link do iCloud para baixar o atalho.


Agora é com vocês! Usem, modifiquem e adaptem os atalhos para as suas rotinas e depois publiquem pra gente ir crescendo a galera desses atalhos e cada vez mais melhorar o uso do botão de Ação do Apple Watch Ultra.

Bom divertimento! ⌚️


Ícone do app Atalhos
Atalhos de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2.2.2 (142.8 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Comprar Apple Watch Ultra 2 de Apple Preço à vista: a partir de R$8.729,10
Preço parcelado: a partir de R$9.699,00 em até 12x
Pulseiras: loop Alpina, loop Trail ou Oceano

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Os 5 artigos mais lidos no MacMagazine: de 21 a 28 de maio

Próx. Post

Upgrade de um Mac mini (fim de 2012): HDD por um SSD

Posts Relacionados