O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

TSMC

Parceira dá sinal verde e Apple se prepara para criar chips de 5 nanômetros

Informações vindo do DigiTimes devem ser encaradas com o máximo de desconfiança possível. Isso porque o veículo é uma máquina de notícias e, da mesma forma que acerta algumas coisas, erra muitas. Esta de hoje, contudo, faz bastante sentido até pela evolução natural das coisas, então vale a pena comentarmos aqui.

Publicidade

Segundo o veículo, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company está se preparando para produzir chips da série “A” (utilizados principalmente em iPhones e iPads) num processo de 5 nanômetros. A ideia é que os iPhones lançados em 2020 sejam os primeiros a contar com a nova tecnologia — atualmente, os chips são fabricados num processo de 7 nanômetros e deverão permanecer assim em 2019.
 
Ainda de acordo com o DigiTimes, a infraestrutura de design está completa, o que libera a Apple para já começar o trabalho de projetar o chip em si nesse processo — lembrando que a Apple é a responsável por todo o projeto e que a TSMC “apenas” fabrica os chips.

Além de uma densidade lógica 1,8x maior do que os chips da geração atual, espera-se que o processo de 5 nanômetros apresente ganhos significativos em velocidade e eficiência de energia — algo muito útil num futuro em que a tecnologia 5G e a inteligência artificial se tornarão cada vez mais importantes.

A TSMC é, atualmente, a única fornecedora de chips da série “A” da Apple e vem fazendo um ótimo trabalho, deixando para trás concorrentes de peso como a Samsung. Apesar de estar focada no processo de 5nm, ela não vai parar por aí: a ideia é que, em 2022, chips sejam fabricados num processo de 3nm.

Publicidade

Nanômetro, para quem não sabe, é uma unidade de medida de comprimento do sistema métrico correspondente a 0,000000001 metro (um milionésimo de milímetro ou um bilionésimo de metro).

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Conceito de Apple Glasses

Você usaria esses "Apple Glasses", se fossem assim?

Próximo Artigo
Betas do iOS, macOS, watchOS e tvOS

Apple libera segundas versões beta do iOS 12.3, do macOS Mojave 10.14.5, do watchOS 5.2.1 e do tvOS 12.3 [atualizado]

Posts Relacionados