Há cerca de uma semana e meia, a operadora Vivo anunciou suporte à tecnologia eSIM em iPhones XS, XS Max e XR, bem como em smartphones Android já equipados com o chip eletrônico.
Desconfiados de que a novidade poderia ser restrita a clientes de planos pós-pagos, questionamos a operadora e recebemos a seguinte declaração:
Nesta fase, a habilitação do eSIM na Vivo está disponível para todas as modalidades de planos (pós-pago, pré-pago, controle e Vivo Easy) para clientes pessoa física.
Tudo lindo, certo? Na teoria.
Desde então, inúmeros leitores do MacMagazine têm relatado dificuldades de contratar ou migrar planos pré-pago, controle e Vivo Easy para o modo Dual SIM de seus iPhones.
O que parecia ser apenas uma dificuldade temporária (dificilmente uma novidade assim é lançada sem nenhum percalço, afinal), pelo jeito ainda levará um tempo até ser totalmente normalizada. Pior: o plano Vivo Easy não deverá ser suportado pela tecnologia eSIM, ao contrário do que a operadora anunciou anteriormente.
Ao Tecnoblog, a Vivo enviou o seguinte novo comunicado:
A Vivo informa que disponibilizou o serviço de habilitação do eSIM para todos os seus clientes que possuem dispositivos móveis — smartphones e smartwatches — embarcados com este recurso e homologados pela Anatel, como os iPhones XR, XS, XS Max, além dos relógios Apple Watch Series 4 e Galaxy Watch.
Porém, foi identificada uma inconsistência sistêmica na habilitação de planos pré-pago, controle e Vivo Easy. Assim que a correção ocorrer, divulgaremos a disponibilidade do serviço que serão para o pré-pago e controle. Não será disponibilizado para o Vivo Easy.
A operadora acrescenta que os clientes que ainda não realizaram a migração para o eSIM, podem seguir utilizando normalmente os serviços atrelados aos seus planos por meio do SIM Card físico. Nos casos em que a migração para o eSIM não tenha ocorrido com sucesso, a Vivo orienta que o cliente retorne a uma loja da operadora, onde será realizada a habilitação de volta ao SIM Card físico.
Como podem ver, nem mesmo para os planos pré-pago e controle a Vivo deu prazo para normalização do serviço. Sendo assim, o mais recomendável é que clientes não fiquem esperando e solicitem a reativação do chip físico na loja mais próxima.
Pelo jeito, comemoramos cedo demais a chegada dessa novidade…