O melhor pedaço da Maçã.

App Jumbo é um “assistente de privacidade” que ajusta suas redes sociais para lhe proteger

Jumbo, app com assistente de privacidade digital

Na era em que nossas vidas parecem, mais que nunca, ter migrado para o meio digital, é importante saber o que está/não está, em termos de informações pessoais nossas, na internet e nas redes. O problema é que é muito difícil ter essa noção: as plataformas sociais e os serviços da internet são (muitas vezes propositalmente) construídos de forma que é difícil ter controle absoluto sobre suas preferências de privacidade.

Publicidade

Não há, no momento, solução para esse problema que não envolva abdicar completamente da vida digital. Um novo app chamado Jumbo, entretanto, pode lhe ajudar um pouco nesse processo de “proteção internética”.


Ícone do app Jumbo 5
Jumbo 5 de 2121 Atelier, Inc
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 5.9.0 (401.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR
Screenshot do app Jumbo 5Screenshot do app Jumbo 5Screenshot do app Jumbo 5Screenshot do app Jumbo 5

O aplicativo tem quatro seções, cada uma focada em um serviço ou rede social: Twitter, Facebook, buscas do Google e interações com a Alexa (assistente da Amazon). Em breve, serão adicionadas também ferramentas relativas ao Tinder e ao Instagram.

Cada uma das seções tem um propósito diferente: na do Twitter, você pode pedir que o Jumbo apague todos os seus tweets mais velhos que um dia, uma semana, um mês ou três meses — basta dar permissão ao app e ele fará isso, salvando as postagens apagadas num arquivo de backup que ficará disponível somente para você. É bom notar que, como a API1Application programming interface, ou interface de programação de aplicações. do Twitter permite o apagamento de no máximo 3.200 tweets por dia, esse processo pode demorar alguns dias dependendo da sua quantidade de postagens.

A seção do Facebook é diferente e usa uma tecnologia própria chamada Jumbo Smart Privacy, na qual você pode escolher entre três níveis de privacidade: forte, médio ou fraco. No mais forte, grande parte de suas informações pessoais na rede ficarão visíveis somente para você, enquanto o app desligará o recurso de reconhecimento facial e restringirá a ação de publicidade na sua conta.

Publicidade

Na parte relacionada às buscas do Google, você pode pedir ao Jumbo que apague todos os seus registros mais antigos que um dia, uma semana ou um mês; por fim, na seção da Alexa, a única opção disponível é solicitar o apagamento imediato de todos os seus registros de voz com pedidos à assistente.

Por enquanto, o Jumbo está disponível apenas para iOS (uma versão para Android será disponibilizada em breve). Seu uso é completamente gratuito, e seus criadores afirmam que, em breve, recursos adicionais serão adicionados a um custo ainda não especificado para usuários avançados.

Publicidade

Vale a pena dar uma olhada!

via The Verge

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interface, ou interface de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo curta filmado com iPhone destaca iniciativa de proteção a tubarões-baleia

Próx. Post

Data center da Apple na Dinamarca estaria ameaçado após interrupção de obras

Posts Relacionados