O melhor pedaço da Maçã.

Data center da Apple na Dinamarca estaria ameaçado após interrupção de obras

Obras do data center em Viborg em 12 de julho de 2017 | Foto: TV / Midt-Vest

Quem acompanha com mais afinco os passos da Apple possivelmente há de lembrar do anúncio, feito em 2015, de dois novos data centers da empresa (um na Irlanda e o outro na Dinamarca), representando um investimento total de cerca de £1,7 bilhão (cerca de R$8,6 bilhões).

Publicidade

Em meados do ano passado, o plano foi radicalmente alterado quando a construção em território irlandês foi definitivamente cancelada por conta de imbróglios judiciais. Agora, o projeto dinamarquês parece estar sob a corda bamba, também.

A TV local Midt-Vest relatou hoje que a construção do data center, localizado na pequena vila de Foulum (no município de Viborg), foi interrompida e os trabalhadores não receberam orientações sobre quando voltar à obra. Segundo descrição dos jornalistas, o terreno está “sem vida” — não há qualquer movimentação no local, seja de trabalhadores ou representantes da Maçã.

Os problemas, aparentemente, teriam a ver com a empreiteira contratada pela Apple — uma empresa irlandesa chamada Exyte. Fontes sugeriram à TV que a Maçã teria encerrado o contrato com a firma depois de repetidos atrasos: a data limite para conclusão de uma etapa do projeto teria sido marcada para setembro passado e posteriormente remarcada para o mês atual, mas em nenhum dos dois casos a construtora conseguiu entregar os resultados a tempo.

Obras do data center em Viborg em 12 de julho de 2017 | Foto: TV / Midt-Vest

O caso, obviamente, traz um enorme abacaxi para a Apple: o data center já está parcialmente erguido, o que representa uma dor de cabeça muito maior do que no caso irlandês, onde o projeto foi cancelado antes de qualquer martelo ser batido no terreno. Naturalmente, é de se esperar que a Maçã consiga reverter a situação com outra empreiteira, mas pode ser que o problema não seja resolvido tão facilmente assim — afinal, estamos falando de contratos milionários e (possivelmente) processos judiciais deveras espinhosos no caso da quebra deles.

Publicidade

O fato é que, ao menos por ora, os planos da Maçã de ter seu próprio data center na Dinamarca para alimentar serviços como o iCloud, o iTunes e a App Store estão pendurados.

via Apple World Today

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

App Jumbo é um “assistente de privacidade” que ajusta suas redes sociais para lhe proteger

Próx. Post

A dupla Apple Pencil + iPad Pro pode impedir que você… abra o seu carro!

Posts Relacionados