O melhor pedaço da Maçã.

Apple mostra criação dos efeitos sonoros de “A Surda Absurda”

Tudo para destacar as dificuldades vividas por pessoas com deficiências auditivas
"A Surda Absurda" ("El Deafo")

“A Surda Absurda” (ou “El Deafo”, no original) chegou ao Apple TV+ na semana passada como uma divertida história de inclusão e aceitação. Baseada na personagem autobiográfica criada pela autora Cece Bell, a série conta a história de Cece, uma jovem perspicaz que começa a perder a audição e, com isso, desenvolve um alter ego — a Surda Absurda — que transforma sua deficiência num superpoder.

Publicidade

Para além da temática positiva e da mensagem representativa, a série chamou atenção também pelo seu elaborado projeto sonoro, que em vários momentos coloca o espectador na pele da heroína com um uso criativo dos efeitos sonoros e dos canais de áudio.

Pois hoje, a Apple liberou um vídeo promocional no qual a autora Cece Bell fala um pouco mais sobre os esforços de traduzir na tela (e nos alto-falantes, é claro) sua vivência e a variedade de experiências enfrentadas por pessoas com deficiências auditivas. Vejam só:

YouTube video

Bell cita, por exemplo, a importância da leitura labial para que sua personagem compreenda o diálogo das pessoas à sua volta. Por isso que, na série, a fala dos personagens se torna abafada e difícil de se compreender quando as luzes se apagam ou a pessoa vira de costas — a ideia é que nós estejamos na pele de Cece, enfrentando os mesmos problemas que ela enfrenta.

Publicidade

Muito interessante, não? Um exercício de empatia e tanto.

O Apple TV+ está disponível no app Apple TV em mais de 100 países e regiões, seja em iPhones, iPads, Apple TVs, Macs, smart TVs ou online — além também estar em aparelhos como Roku, Amazon Fire TV, Chromecast com Google TV, consoles PlayStation e Xbox. O serviço custa R$21,90 por mês, com um período de teste gratuito de sete dias. Por tempo limitado, quem comprar e ativar um novo iPhone, iPad, Apple TV, Mac ou iPod touch ganha três meses de Apple TV+. Ele também faz parte do pacote de assinaturas da empresa, o Apple One.


Ícone do app Apple TV
Apple TV de Apple
Compatível com iPadsCompatível com iPhones Compatível com o Apple Vision Pro
Versão 1.8 (790.5 KB)
Requer o iOS 10.2 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via iMore

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Instagram testa opção que permite reordenar posts no perfil

Próx. Post

macOS Monterey 12.2 chega à segunda versão beta

Posts Relacionados