O melhor pedaço da Maçã.
Mighty Mouse
Mighty Mouse

iPad Pro poderá ganhar suporte a mouse no iOS 13 [atualizado]

Lembram quando Steve Jobs criticou fortemente o conceito de stylus na apresentação do iPhone, em 2007, só para a Maçã apresentar sua própria stylus superpoderosa (o Apple Pencil) oito anos depois? Bom, parece que estamos prestes a ver mais um método de interação outrora impensável ser adicionado ao iOS — ou, mais precisamente, aos iPads Pro.

Publicidade

No mais recente episódio do podcast Connected, o editor-chefe do MacStories, Federico Viticci, soltou uma informação que deixou muita gente animada: segundo ele, a Apple estaria planejando permitir o uso do mouse nos iPads Pro a partir do iOS 13.

A novidade seria uma iniciativa voltada principalmente à acessibilidade: usuários com dificuldades motoras ou outras deficiências poderiam simplesmente conectar um mouse na porta USB-C dos iPads Pro (ou via Bluetooth) e utilizá-lo como dispositivo de controle, com direito a ponteiro na tela e tudo mais.

A fala de Viticci não é um chute: ele ouviu essa conversa diretamente de fontes suas dentro da Apple, mas adicionou que o papo aconteceu “meses atrás” e, portanto, os planos podem ter sido alterados ou cancelados de lá para cá. O desenvolvedor Steve Troughton-Smith, entretanto, se meteu na história e corroborou as informações:

Publicidade

Se você perdeu o último episódio do Connected, Federico Viticci apresentou um furo bem interessante sobre o suporte a mice que poderia estar chegando ao iPad como uma ferramenta de acessibilidade. Pelo que eu sei, o recurso realmente *está* em desenvolvimento. Eu acho que todos os usuários avançados vão ligá-lo logo no primeiro dia. 😂

Troughton-Smith tem um ponto: ainda que o (possível) recurso seja pensado para maior acessibilidade, usuários avançados também poderão usufruir da novidade para tarefas que requeiram maior controle ou métodos de interação diferentes. O desenvolvedor adicionou ainda que, com a introdução do suporte a mouse, uma nova categoria de apps pode nascer — o que seria ótimo para o iPad.

Quem se animou?


iPads Pro de 11″ e 12,9″

de Apple

Preço à vista: a partir de R$ 6.119,10
Preço parcelado: em até 12x de R$ 566,58
Cores: cinza espacial ou prateado
Capacidades: 64 GB, 256 GB, 512 GB ou 1 TB
Lançamento: outubro de 2018

Botão - Comprar agora

via MacRumors

Atualização, por Eduardo Marques 25/04/2019 às 13:55

Respondendo a uma pessoa que estava incrédula a respeito da chegada da novidade, o desenvolvedor brasileiro Guilherme Rambo também corroborou a informação:

Eu posso confirmar que o suporte ao mouse está chegando ao iOS 13 como um recurso de acessibilidade. Você deveria confiar no @stroughtonsmith 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: 1Keyboard, Animoog, Money Pro: Finanças Pessoais e mais!

Próx. Post

Apple está priorizando reparo de teclados de MacBooks [Pro/Air] em suas lojas

Posts Relacionados