O melhor pedaço da Maçã.
Apple Pay sendo usado no transporte público japonês
Apple Pay sendo usado no transporte público japonês

MetrôRio passa a aceitar Apple Pay em todas as estações

Aos poucos, bem aos poucos, o uso Apple Pay vai se expandindo no Brasil. Na semana passada informamos que, depois de muito tempo em fase de testes, donos de cartões de débito do Itaú finalmente podem configurar seus cartões no serviço. Agora, mais uma boa notícia relacionada ao serviço de pagamento da Apple: o MetrôRio passou a aceitar pagamentos feito com Apple Pay (e com outras soluções de pagamento por aproximação) em todas as 42 estações.

Publicidade

Normalmente, para entrar no metrô, você precisa ter em mãos um dos cartões do MetrôRio (cartão unitário1Para quem quer fazer apenas uma viagem simples. ou GIRO2Para quem utiliza o metrô com mais frequência e quer mais comodidade, já que pode recarregar o cartão por um app para smartphone.) ou um Bilhete Único3Que, além de poder ser usado no metrô, serve também para possíveis integrações com linhas de ônibus e de trem.. Agora, com a novidade, não mais.

A partir de hoje (segunda-feira, 29/4), quem quiser pode simplesmente utilizar o Apple Pay, um cartão de crédito contactless ou qualquer outra opção de pagamento por aproximação para passar na roleta. Inicialmente, como informou o jornalista Edimilson Ávila, no G1, os pagamentos estão restritos a uma bandeira de cartão de crédito e a alguns bancos, mas o metrô pretende expandir o alcance desse tipo de pagamento — o MacMagazine entrou em contato com o MetrôRio e foi informado de que a bandeira em questão é Visa.

Na verdade, trata-se de um uma iniciativa do MetrôRio junto à Visa, à Cielo, ao Banco do Brasil e ao Bradesco — justamente por isso, nesse começo, apenas cartões Visa são aceitos.

Publicidade

YouTube video

A tecnologia utilizada é a Secure Access Module (SAM), da própria Visa, que de acordo com a empresa, é fácil de ser implementada pois não existe a troca da infraestrutura atual de validadores (apenas a instalação de um chip para que a catraca em questão se torne compatível). Ainda segundo a Visa, a tecnologia é escalável e ela garante que o sistema foi criado para aceitar também outras bandeiras, basta que essas empresas manifestem interesse.

Como dissemos, a novidade é válida para todas as 42 estações das linhas 1, 2 e 4 do MetrôRio. Com isso, usuários não precisarão mais ficar enfrentando filas (a fim de comprar ou recarregar um cartão do MetrôRio/Bilhete Único) e poderão passar na roleta pagando pelo próprio telefone.

Publicidade

A cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura do cartão em questão, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso.

Ótima notícia, não é mesmo? 😊

dica do Anderson Camões

Notas de rodapé

  • 1
    Para quem quer fazer apenas uma viagem simples.
  • 2
    Para quem utiliza o metrô com mais frequência e quer mais comodidade, já que pode recarregar o cartão por um app para smartphone.
  • 3
    Que, além de poder ser usado no metrô, serve também para possíveis integrações com linhas de ônibus e de trem.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Será que cases antigas dos iPads Air/mini cabem nos novos modelos?

Próx. Post

Apple libera quartas versões beta do iOS 12.3, do macOS Mojave 10.14.5, do watchOS 5.2.1 e do tvOS 12.3

Posts Relacionados