O melhor pedaço da Maçã.

Verifique (e controle) as ventoinhas do seu Mac com esse utilitário gratuito

Macs Fan Control

São raros os Macs (computadores em geral) que não possuem ao menos uma ventoinha para ajudar a refrescar seus componentes internos. Elas são ativadas de acordo com diversos sensores de temperatura espalhados pelo hardware.

Publicidade

Nossa dica de hoje é de um utilitário gratuito para o macOS que permite ao usuário justamente verificar como anda o funcionamento das suas ventoinhas. Com o Macs Fan Control, você vê em tempo real a quantas RPM1Rotações por minuto. as ventoinhas estão girando e, no lado direito, ainda pode conferir a temperatura de diversos componentes internos do seu Mac.

A parte talvez “polêmica” do app é que ele também permite que você controle as ventoinhas. A questão, aqui, é que se você não souber exatamente o que está fazendo, pode causar sérios problemas ao seu Mac (especialmente se determinar um RPM abaixo do necessário). Portanto, não brinque com isso à toa; por outro lado, se você entender do assunto, pode com ele fazer o seu computador operar em temperaturas menores que o normal e, com isso, melhorar a sua performance.

Há duas consequências diretas de ajustar as ventoinhas para mais do que o Mac normalmente trabalharia: um ruído maior (que pode ou não lhe incomodar) e um consumo energético maior — que não é um problema para um iMac, por exemplo, que não tem bateria. Tenha isso em mente, pois por padrão o SMC2System Management Controller. (Controlador de Gestão do Sistema) do Mac justamente tenta equilibrar todos esses fatores da melhor forma possível.

O Macs Fan Control pode rodar na barra de menus do macOS e, opcionalmente, indicar ali mesmo a velocidade de uma ventoinha e/ou a temperatura de um determinado sensor que você escolher.

O utilitário é gratuito, conta com versões para macOS e Windows (Boot Camp), e está traduzido para inúmeros idiomas — incluindo o português, tanto do Brasil quanto de Portugal.

Notas de rodapé

  • 1
    Rotações por minuto.
  • 2
    System Management Controller.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Facebook é acusado de manter “esquema de dados” com a Apple

Próx. Post

iOS 12.1.2 altera animação do fechamento de apps na China para respeitar patentes da Qualcomm

Posts Relacionados