É um sentimento desolador que já foi experimentado por basicamente qualquer pessoa que use computadores com certa regularidade: procurar aquele arquivo importante, seja lá por que motivo, e descobrir que ele não está na sua máquina ou no seu drive externo. Apagamento acidental? Malware? Falha no sistema? O motivo pouco importa — o desespero é sempre o mesmo.
Felizmente, há utilitários que podem lhe ajudar a recuperar arquivos perdidos. Um deles é o EaseUS Data Recovery Wizard Professional for Mac, da EaseUS Software.
O software traz uma série de opções, algumas delas bem avançadas, para reaver aquele arquivo crucial perdido ou deletado acidentalmente. Com ele, é possível escanear volumes inteiros — seja a memória interna do seu Mac ou um drive externo, como um HDD/SSD, um pendrive ou um cartão SD — e vasculhar suas pastas em busca de dados apagados.
Mais que isso: a recuperação de dados da EaseUS funciona até mesmo em partições inteiras perdidas ou arquivos de volumes recentemente formatados. O utilitário conta ainda com uma ferramenta de monitoramento de disco inteligente, que atua como uma espécie de prevenção — ela diz se o seu HDD/SSD está em boas condições e dá instruções caso o volume apresente falhas e ofereça algum risco de perda de dados no futuro.
Clique/toque nas imagens para ampliá-las.
O software tem interface simples e funcional. Basta selecionar o volume a ser escaneado e o Data Recovery Wizard começará o processo de busca — que pode ser bem lento: para escanear todo o meu SSD de 250GB, o utilitário demorou cerca de duas horas. Um pendrive de 16GB, por sua vez, foi examinado em cerca de dez minutos. Uma vez feito esse processo, o software exibe todos os arquivos recuperáveis dentro daquele volume; basta selecionar o que você deseja e exportar para qualquer lugar do Mac.
O aplicativo, vale lembrar, tem tradução para o português e funciona em quase todos os sistemas de arquivo conhecidos pela humanidade — APFS, HFS+, NTFS, FAT, exFAT, você que diz. Ele também traz amplo suporte às versões do macOS, indo do velho Snow Leopard até o atual Mojave.
O Data Recovery Wizard pode ser utilizado gratuitamente na versão de testes, que é capaz de recuperar até 2GB de dados. Para mais que isso, é necessário adquirir a versão Pro, que custa US$90 no site da EaseUS. Há também, é bom observar, uma versão para Windows.
Vale a pena dar uma olhada! 😉
· • ·