Numa pesquisa conduzida recentemente com 520 mil leitores da revista Which?, no Reino Unido, o iPod shuffle figurou como o pior PMP do mercado, conseguindo apenas 51 dos 100 pontos possíveis. Apesar de não ser especializada em tecnologia, a revista costuma ter um certo peso no mercado, principalmente entre late adopters (consumidores que compram um produto muito depois de seu lançamento).
Segundo a publicação, “descobrir como o iPod shuffle funciona é um desafio” e o preço dele não condiz com a falta de recursos como rádio FM, display ou possibilidade de escolher uma música para tocar. Concorrentes da Phillips de menor renome, como o GoGear Spark e o GoGear Raga, marcaram 75 e 67 pontos no mesmo estudo, respectivamente — e ambos custam bem menos.
Kat Hannaford, da revista T3, disse não se surpreender com o resultado: “Você compra um iPod porque quer comprar um estilo de vida. É fácil conseguir produtos melhores por preços menores, se você procurar.” Ela disse, ainda, que o preço do tocador não justifica a qualidade dos fones que o acompanham — e, para piorar, o fato de os controles estarem presentes apenas em fones da Apple ou por ela ratificados tornam o investimento menos interessante ainda.
Os irmãos maiores do shuffle, o iPod classic e o touch, também não se saíram tão bem na pesquisa: eles foram batidos por concorrentes como o Samsung YP-P3 e o Archos 7 Internet Tablet. A Apple respondeu a estes resultados apontando que: 1. seus PMPs costumam ganhar pontuações excelentes em publicações especializadas, e 2. os iPods touch e o classic já foram indicados pela própria Which? como boas compras.
[via Telegraph]