A Amazon anunciou nesta semana que está descontinuando a linha de saúde inteligente Halo, lançada originalmente em 2020. Além de ter parado de vender os produtos, como as pulseiras e outros dispositivos de monitoramento, os serviços referentes a essa área serão desativados, deixando de funcionar a partir do dia 1º de agosto de 2023.
Como lembrou o The Verge, essa decisão não é exatamente surpreendente, tendo em vista um email obtido pelo veículo em que Melissa Cha, vice-presidente de casa inteligente e saúde da empresa, comenta a concorrência e a insustentabilidade da linha Halo. Os produtos de fato não tinham grandes destaques, apenas tendo preços acessíveis, mas sem muitos outros atrativos.
Tomamos a difícil decisão de desativar o programa Halo, o que resultará na diminuição de posições de trabalho. Mais recentemente, o Halo enfrentou adversidades significativas, incluindo um segmento cada vez mais concorrido e um ambiente econômico incerto. Ainda que nossos consumidores amem muitos aspectos do Halo, precisamos priorizar recursos e maximizar benefícios para nossos consumidores e a saúde do negócio a longo prazo.
Apesar de esse email ter sido direcionado a pessoas da empresa, o comunicado divulgado publicamente dá a impressão de que os empregados — em especial aqueles que trabalham em posições mais abaixo da matriz — não foram avisados com antecedência. Vale lembrar que a Amazon já demitiu uma quantidade expressiva de pessoas recentemente (quase 30 mil, de acordo com o TechCrunch), devendo essas somarem-se às que foram dispensadas anteriormente.
Todos os clientes que compraram os produtos Amazon Halo View, Halo Band, Halo Rise e acessórios nos últimos 12 meses serão reembolsados. A partir de 1º de agosto, os dispositivos e o aplicativo Amazon Halo deixarão de funcionar, mas até lá será possível salvar escaneamentos no rolo da câmera.
A empresa também anunciou que coletará os aparelhos para reciclagem gratuitamente.