O melhor pedaço da Maçã.

Apple Music ganha 10 playlists para apelar ao público do TikTok

Voltando os olhares para a geração Z
Playlists Hits virais no Apple Music

No geral, o Apple Music tem uma equipe de curadoria bem competente na tarefa de reunir, em diferentes gêneros, hits de interesse do grande público com escolhas um pouco mais obscuras que também tenham o potencial de conquistar uma grande audiência. Hoje, por outro lado, a plataforma da Maçã fez sua primeira investida direta em uma outra faixa do público: os jovens do TikTok.

Publicidade

Mais especificamente, o Apple Music liberou hoje dez novas playlists focadas na famigerada “Geração Z” e nas músicas que estão viralizando no TikTok. Apesar de não citar a rede social chinesa nominalmente em momento algum, fica claro que a intenção da Maçã com a maior parte das novas listas é justamente capturar essa panela do público — basta ver a descrição da playlist Hits virais:

As mídias sociais não mudaram apenas a forma como nos comunicamos, mas também o que escutamos e como escutamos. Dito isso, aqui está nossa playlist constantemente atualizada de faixas que estão dando o salto dos seus canais sociais para o grande fluxo cultural. Como não há dia certo para algo viralizar, nossos editores atualizam essas seleções ao longo da semana, conforme a necessidade; portanto, se você ouvir algo que quiser salvar, adicione rapidamente à sua biblioteca. Se está nos trends por lá, você ouvirá por aqui.

As outras playlists adicionadas recentemente ao Apple Music são as seguintes:

  • Superbloom: focada em artistas jovens em ascensão, que estão começando a encontrar seus públicos por meio das mídias sociais.
  • Geração Z: em ascensão1Sim, “ascensão” está escrito errado no nome da playlist. Heh.: faixas consideradas “um tanto quanto obscuras, mas dinâmicas demais para serem ignoradas pelo mainstream“, indo desde o hip hop até o indie rock.
  • Revelações: dedicada a “visões que ainda não são totalmente definidas mas trazem algo novo e promissor”, com uma amálgama de gêneros que não podem ser facilmente definidos.
  • Glow: canções alto-astral, para manter seu dia animado e dar um pouco de energia a tarefas enfadonhas.
  • Emo rap alternativo: um revival do momento emo-rap que vivemos no início da década passada, com novos artistas explorando desdobramentos do gênero.
  • Geração Z: alternativo: tudo o que há de novo e promissor no mundo do rock.
  • Geração Z: hits comprovados: um pouco de tudo, desde o indie pop até a música eletrônica, para refletir o caldeirão cultural dos últimos anos.
  • Geração Z: emoções: canções mais lentas, mais reflexivas, para aqueles momentos de relaxamento ou introspecção.
  • Não perturbe: uma lista de músicas que lidam diretamente com questões da mente — os altos e baixos, os colapsos e as recuperações — para ajudar qualquer um que esteja passando por um momento difícil.

E aí, quem curtiu?

via TechCrunch

Notas de rodapé

  • 1
    Sim, “ascensão” está escrito errado no nome da playlist. Heh.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

★ Afinal, quais são as vantagens dos carregadores sem fio?

Próx. Post

Executivos da Apple discutem a filosofia de câmera dos iPhones

Posts Relacionados