O melhor pedaço da Maçã.

Patente de “varinha mágica” seria o segredo de uma Apple TVwii?

Wii will rock you
Wii will rock you
Wii will rock you

Apresentada num pedido de patente publicado esta semana (mas já enviado há quase um ano), uma nova forma de controlar a Apple TV estaria sendo concebida pelo pessoal de Cupertino. Diante das semelhanças com os famosos Wiimotes, é inevitável tecer comparações entre esta “remote wand” (“batuta remota”, ou “varinha mágica”) e os controles do videogame da Nintendo.

Publicidade

A renovação é apresentada na patente como um dispositivo equipado com um detector de movimento (acelerômetro ou giroscópio) e/ou faria uso de referenciais ópticos. Estes últimos poderiam ser obtidos de duas formas: ou o controle emitiria sinais a serem captados por módulos adjacentes à TV, ou ele seria um receptor destes sinais emitidos pelos ditos módulos. De toda forma, esta informação espacial forneceria a posição absoluta da “varinha mágica”.

Em todo caso, a novidade seria muito bem-vinda, podendo expandir grandemente a utilidade do set-top box da Maçã: a capacidade de detecção de movimento traria inúmeras (e óbvias) vantagens sobre o sistema de controle atual, que faz uso de um Apple Remote com apenas cinco botões.

A primeira vantagem é que este novo sistema permitiria controlar um cursor na tela de forma similar ao onipresente mouse, capacidade que abriria um leque variado de novas aplicações para a Apple TV. A patente já menciona, para abrir caminho pra isto, a presença de uma Dock que apareceria quando o botão Menu fosse pressionado:

12-apple-tv-dock
Conceito de Dock para a Apple TV

Um recurso legal apresentado é poder escolher qual item selecionar na Dock apenas movendo o controle para a esquerda ou para a direita, sem ter que pressionar botões direcionais. Até mover a “varinha mágica” para uma região fora da tela poderia desempenhar uma ação — algo que me faz lembrar dos Active Screen Corners.

Publicidade

Algo possivelmente desagradável na patente apareceu ao mencionarem o controle de itens dispostos em Cover Flow: rotacionando a “varinha mágica” seria possível fazer o carrossel mover-se numa ou noutra direção. Gestos semelhantes poderiam ser usados para mover e redimensionar fotos ou navegar por miniaturas em álbuns. Neste ponto, eu vejo pessoas (principalmente as com coleções muito grandes) com pulsos lesionados…

12-apple-tv-photos
Conceito visualização de fotos na Apple TV

Outra possibilidade aventada é um melhor uso do teclado na tela (sem contar com a possibilidade de usar iPhones/iPods touch, claro). Com esta “varinha mágica”, escrever palavras em buscas se tornaria tarefa menos árdua: bastaria apontar para o caractere a ser usado e o cursor automagicamente iria até ele. Caso algum caractere não esteja na tela, haveria a possibilidade de usar botões no controle para acessar caracteres especiais ou simplesmente mover o cursor para um dos cantos.

12-apple-tv-teclado
Conceito de teclado "apontável" para a Apple TV

A cereja no topo, sem dúvida, é o uso da “varinha mágica” em aplicativos de desenho, já cogitado na patente:

12-apple-tv-desenho
Desenhando na Apple TV

O documento é assinado por Duncan Kerr e Nicholas King, dois empregados da Maçã, e prova que, afinal de contas, a Apple TV não é um hobby. Ou então é que nem World of Warcraft: deveria ocupar só uma horinha cada dia, mas acaba ocupando… várias. Espero que esta patente veja a luz do dia e que a Nintendo não fique brava.

[Via: AppleInsider.]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Imagem do dia: PowerBook G4 “René Magritte”

Próx. Post

Os rumores começaram: iPhone OS 3.0 poderá vir com MMS e tethering via Bluetooth e USB

Posts Relacionados