No evento da última terça-feira, Phil Schiller dedicou alguns poucos minutos para falar de iPods. Ao contrário do que se esperava, iPods shuffle e classic continuam disponíveis (apenas não ganharam novidades), enquanto os touches agora também serão vendidos em versão branca e os nanos ganharam um pequeno update com novo software — ambas as linhas, mais baratas do que antes.
É evidente que a Apple ainda enxerga um mercado nesses produtos — o que é natural, visto que iPhones não são o ideal para tudo (como para malhar, por exemplo) —, ainda que suas vendas estejam em declínio considerável e que não haja mais aquele ar de surpresa/expectativa quanto à chegada de novos modelos.
De acordo com o DigiTimes, a Apple deverá fechar 2011 com seus iPods representando apenas 7% das suas receitas gerais. Pode parecer pouco proporcionalmente, mas ainda assim é uma performance invejável para diversas outras empresas, diante do tamanho da Maçã.
Fornecedoras como Genius Electronic Optical, Primax Electronics, Foxconn Electronics (Hon Hai Precision Industry), Quanta Computer, Inventec Appliance e Pegatron Technology, que antes se beneficiavam bastante do mercado de iPods, aos poucos estão lutando por novos contratos focados em iPhones e iPads.