Passados os momentos iniciais pós-keynote, quando todos nós ainda estamos processando as novidades mais relevantes anunciadas pela Apple, chega aquele momento em que mergulhamos nos detalhes secundários, os quais foram deixados de lado pela Maçã no evento mas são igualmente dignos de nota.
A seguir, vamos dar uma olhada nas pequenas novidades e mudanças — descobertas até o momento, isto é — do iOS 13 e do novíssimo iPadOS 13.
Confira:
Suporte a mouse
Como se especulava, o iOS 13 finalmente permite que usuários conectem um mouse ou um trackpad ao iPad para controlar o tablet — com ponteiro e tudo. O recurso está disponível na parte de acessibilidade do dispositivo e é focado justamente em usuários com dificuldades motoras.
Hello mouse support on iOS 13! It’s an AssistiveTouch feature, and works with USB mice. @viticci nailed this pic.twitter.com/nj6xGAKSg0
— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) June 3, 2019
Olá, suporte a mouse no iOS 13! É uma ferramenta do AssistiveTouch, e funciona com o mouse conectado via USB. Federico Viticci acertou em cheio.
Inicialmente, especulou-se que o suporte seria limitado ao mouse, mas o próprio Steve Troughton-Smith confirmou posteriormente que o controle por ponteiro funciona também caso você plugue o Magic Trackpad no iPad via USB. Infelizmente, até o momento não é possível usar o recurso via Bluetooth — seja com mouse ou com trackpad. [Veja atualização abaixo.]
Outra boa novidade foi confirmada por Troughton-Smith: o recurso não se limita apenas ao iPad. Sim, iPhones e iPods touch também podem ter um mouse ou trackpad conectado via USB (com o adaptador certo, naturalmente) para serem controlados com o cursor.
O cursor pode ser meio esquisito (até porque ele não é um ponteiro tradicional de mouse, e sim um “substituto” do seu dedo), mas a novidade é boa, não é verdade?
Download de apps grandes por rede celular
Há alguns dias, comentamos como a Apple aumentou o limite de downloads e atualizações da App Store por rede celular, de 150MB para 200MB. A partir do iOS 13, entretanto, esse limite será opcional: o usuário poderá, nos Ajustes, escolher baixar apps ou atualizações de qualquer tamanho pela rede celular (3G/4G).
Ou seja, se você quiser gastar toda sua franquia de internet para baixar Asphalt 9 numa interminável fila de banco… em breve, você poderá.
Joysticks no iPhone e iPad
Um dos momentos de maior vibração da plateia na WWDC19 foi quando Tim Cook anunciou que a Apple TV passaria a suportar os dois joysticks mais famosos do mundo: o controle sem fio do Xbox One S e o DualShock 4, do PlayStation 4. Mas adivinha só: os controladores poderão ser usados também no iPhone e no iPad!
iOS13 will support DualShock 4 and Xbox One controllers on iPhone as well https://t.co/bqD5e9jRoR pic.twitter.com/Psng9zdO9c
— Wario64 (@Wario64) June 3, 2019
iOS 13 suportará o controle do Xbox One e o DualShock 4 no iPhone, também.
A inclusão já era esperada — o Apple Arcade, afinal, estará disponível em ambas as plataformas e é de se esperar que a Apple queira alimentar seu serviço de jogos com o máximo de assinantes possível. Isso vai ser bem interessante!
Outras novidades
As demais novidades ainda não chegaram a ser destrinchadas por jornalistas e desenvolvedores que já puseram as mãos nas versões beta do iOS 13 e do iPadOS 13. Ainda assim, a famosa “tela de outras novidades” exibida na keynote antecipa algumas melhorias interessantes; abaixo, nós destacamos algumas que chamaram a nossa atenção.
- Seleção da rede Wi-Fi na Central de Controle;
- Modo para pouco uso de dados;
- Possibilidade de silenciar apenas ligações de remetentes desconhecidos;
- Sugestões da Siri no Safari;
- Suporte a Dual-SIM no FaceTime e no iMessage;
- Teclas separadas para o teclado de emojis e a configuração de idiomas (a tecla do globo terrestre);
- Suporte a tamanhos “irregulares” de telas no CarPlay;
- Colaboração somente leitura no Notas;
- Modo Claro no CarPlay;
- Inclusão de alto-falantes AirPlay 2 nas automações do app Casa;
- Opção de configurar metas de leitura no Apple Books;
- Opção de bloquear remetentes no Mail;
- Busca aprimorada no Fotos e no iMessage;
- Reprodução em Dolby Atmos.
Bacana, não? Ficaremos atentos a mais novidades — fiquem ligados!
Atualização, por Rafael Fischmann 05/06/2019 às 09:07
O tweet original de Steve Troughton-Smith (acima) dava a entender que o suporte a mouse no iPad só estava funcionando via USB, mas já há múltiplos relatos de pessoas que conseguiram conectar mice e trackpads Bluetooth sem problemas — o que faz todo o sentido.
Steven Aquino também explicou, em uma thread no Twitter, que a Apple vinha trabalhando nesse suporte há anos e que o foco da coisa é mesmo em acessibilidade — isto é, para pessoas que precisam de um periférico assim para interagir com o iPad/iPhone, embora seja natural que usuários em geral vão acabar usando o recurso por preferência pessoal.
Mesmo assim, a Apple mandou bem na implementação:
Using a mouse with the #iPadPro on #iOS13 is a truly transformative experience. The level of customisations is already incredible. This is what you can do with a 5 buttons #logitech mouse /cc @viticci @stroughtonsmith pic.twitter.com/ajch8Y0MWS
— Matteo Dall'Ombra (@matteodallombra) June 4, 2019
Usar um mouse com o #iPadPro no #iOS13 é realmente uma experiência transformadora. O nível de customizações já é incrível. Isso é o que você pode fazer com um mouse #logitech de 5 botões.
Bacana! 😊