O melhor pedaço da Maçã.
Imagem hero do iOS 13

WWDC19: iOS 13 vem com Modo Escuro e ótima performance!

Como esperado, a Apple anunciou hoje na abertura da WWDC19 a sua nova versão do iOS, incluindo o tão comentado, esperado e vazado Modo Escuro. Craig Federighi, vice-presidente sênior de engenharia de software, iniciou a apresentação do iOS 13 justamente como uma demonstração da nova interface em ação.

Publicidade

Tela inicial do iOS 13 num iPhone XS Max

A tela inicial não muda tanto (o visual é obviamente bastante influenciado pelo papel de parede usado), mas a roupagem escura vem acompanhada de diversas alterações nos principais apps. Começando pelo teclado, que agora suporta digitação por gestos com o chamado QuickPath — finalmente uma opção que Gboard e Swype já ofereciam, mas com o benefício de ser totalmente nativa.

QuickPath no teclado do iOS 13

Outras áreas centrais do sistema também foram totalmente renovadas. A folha de compartilhamento traz sugestões inteligentes e uma melhor organização das opções.

Performance

A Apple novamente deu um foco especial em performance no iOS 13, prometendo abertura de apps até 2x mais rápida e desbloqueio via Face ID 30% mais rápido. Nada mau.

Publicidade

Ela também está otimizando os binários de apps, o que proporcionará downloads 50-60% menores que antes.

Mail e Notas

Há novas opções para personalização de texto compartilhadas entre os apps. O Mail ganha novas opções de formatação (com fontes) e o Notas ganha uma visão de galeria para o seu conteúdo.

Lembretes

O app Lembretes foi totalmente redesenhado, mais intuitivo e organizado. Ele entende o que você está anotando, sugere coisas para inserir em notas; há novos tipos de alertas e dá até para integrar pessoas citadas dentro de anotações.

Mapas

Inicialmente limitado ao estado americano da Califórnia, o novo mapeamento da Apple será levado para inúmeros locais.

Publicidade

Nos últimos meses vimos os carros desenvolvidos pela companhia iniciando a cobertura em novos países, incluindo sensores especiais e mapeamento espacial. Porém, a entrada dos novos dados no aplicativo está restrita ao restante dos Estados Unidos, por enquanto.

Novos recursos do app Mapas no iOS 13

Há também acesso rápido a locais favoritos na nova interface do Mapas, coleções de locais (como planejamento de viagens) e mais. Tocando num ícone de binóculo no mapa, vemos uma visão 360º do local. É o “Street View” da Apple, chamado de “Look Around”.

Look Around do Apple Maps no iOS 13

Privacidade e login com Apple

A Apple está embutindo ainda mais proteções a apps, como permitir que a sua localização seja usada apenas uma vez. O controle a abusos no uso de APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. também foi mencionado, porém com poucos detalhes — possivelmente uma mensagem suavizada em relação aos recentes banimentos de apps que exploravam a interface MDM do iOS.

Sign in with Apple no iOS 13

Em logins por sistemas de terceiros, a Apple quer evitar que usuários sejam monitorados, oferecendo um “Sign in with Apple” (“Entrar com a Apple”). Apps podem solicitar seu nome ou email, mas a Apple permite que usuários escondam seus emails reais usando um redirecionador seguro e único por app. Algo bastante interessante, que permite aos usuários cancelar sua comunicação com certas empresas de forma total, visto que o seu endereço final não se torna exposto.

HomeKit para câmeras e roteadores

A Apple também está implementando novidades em privacidade no HomeKit, com foco especial em câmeras de segurança.

Muitas dessas câmeras enviam filmagens para a nuvem, arriscando a privacidade do usuário. É por isso que a Apple está lançando hoje o HomeKit Secure Video. Os vídeos são analisados no iPad, no HomePod ou na Apple TV do próprio usuário, e depois então enviados de forma segura ao iCloud.

Roteadores também receberão suporte ao protocolo, com o apoio inicial das principais marcas vendidas nas lojas da companha, como Linksys (disponível no Brasil) e eero (apenas nos Estados Unidos).

Mensagens e Memoji

Ganham maior suporte à personalizações — as mais importantes no primeiro, que agora suporta a publicação de informações como foto de perfil e nome por meio da rede iMessage.

Memoji no app Mensagens do iOS 13

Já os Memojis trazem suporte a novos elementos, como piercings, personalização de dentes (até com aparelhos), brincos, mais formatos de cabelos, chapéus, óculos… e até AirPods — por que não? 😝

Teremos agora também Memoji Stickers, para você usar no Mensagens. Você usa o seu próprio Memoji com expressões pré-definidas. Ou seja, os emojis de expressões que já conhecemos podem ser usados com o seu visual — e dá até para usá-los em apps de terceiros.

Fotos e Câmera

Na Câmera do iOS, agora temos um novo visual branco no modo Iluminação de Retrato. É possível fazer ajustes de intensidade de luz, tal como podemos fazer num estúdio de verdade.

App Câmera no iOS 13

O app Fotos, no entanto, concentra a maior parte das mudanças. Com uma interface totalmente retrabalhada para o Modo Escuro, as ferramentas de edição estão mais intuitivas e funcionais — permitindo, por exemplo, rotacionar vídeos.

A navegação por fotos também foi renovada no iOS 13, explorando aprendizado de máquina para eliminar duplicatas indesejadas ou capturas de tela (e suas similares no mundo físico).

Navegando por fotos no iOS 13

O Fotos agora também cria uma espécie de “diário da sua vida”, organizado de forma inteligente, numa nova aba do app. Há visões redesenhadas por anos, meses e dias, com pré-visualizações contextuais.

Siri, AirPods e HomePod

Neste ano, a Apple trará também algumas novidades para aumentar a utilidade de sua assistente por diversas “interfaces” — que obviamente são os novos acessórios da áudio para os dispositivos da Apple.

Com o iOS 13, a Siri poderá ler e responder mensagens enquanto você está usando AirPods. A resposta poderá ser enviada inclusive para apps de mensagens de terceiros.

Foi demonstrado ainda um recurso de compartilhamento de áudio: com um toque, o áudio é enviado para dois pares de AirPods simultaneamente!

Já o HomePod ganha suporte ao Handoff (Continuidade), então você pode continuar ouvindo uma música do iPhone nele bastando aproximar ou afastar o aparelho. Uma nova função de rádio habilita reprodução de mais de 100.000(!) estações de rádio ao vivo, de todo o mundo.

Também no HomePod, agora será possível personalizar respostas de acordo com quem da família está falando com ele. Basicamente um suporte a multi-usuário embutido, para músicas, mensagens e muito mais — outro “finalmente” do evento.

Atalhos da Siri rodando no iOS 13

No iOS 13, o app Atalhos da Siri passa a ser nativo e está mais poderoso, com novas sugestões de automações junto ao sistema para estimular usuários a adotá-lo.

CarPlay

A interface do CarPlay está sendo aprimorada, com mais controles vistos ao mesmo tempo e alguns apps redesenhados. A Siri agora roda sobre toda a interface e pode controlar mais apps de terceiros, como Pandora e Waze.

·   •   ·

A Apple não comentou ainda, mas o iOS 13 deverá ser liberado para todos os usuários em setembro, junto aos seus outros sistemas operacionais.

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WWDC19: watchOS 6 virá com App Store própria, novos recursos de saúde e acompanhamento menstrual

Próx. Post

WWDC19: iPad ganha sua própria versão do iOS, chamada “iPadOS”, com suporte a drives externos

Posts Relacionados