O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

SF Symbols

Apple lança nova biblioteca de símbolos para apps e fonte New York com serifa

Novo sistema é sinônimo de novos recursos, características e, é claro, visual renovado. Pensando nisso, a Apple atualizou significativamente suas ferramentas de design no iOS 13 para desenvolvedores e designers criarem “aplicativos consistentes, utilizáveis e visualmente agradáveis”. Uma das maiores novidades nesse sentido é uma nova biblioteca de símbolos chamada SF Symbols.

Publicidade

Ícone do app SF Symbols

Devidamente empacotado num app chamado SF Symbols, essa biblioteca é praticamente um paraíso dos símbolos vetoriais da Apple, contando com mais de 1.000 itens altamente configuráveis que foram projetados para se integrar à fonte oficial do iOS, a San Francisco. Esses símbolos poderão ser usados em apps para o iOS 13, o iPadOS 13, o watchOS 6 e o tvOS 13.

Todos os símbolos possuem nove variações que vão desde tons mais claros até os mais escuros, permitindo aos desenvolvedores corresponder, com precisão, a variação de tons entre os símbolos e o texto adjacente.

Publicidade

Cada símbolo está disponível, ainda, em três escalas: pequena, média e grande. As escalas são definidas em relação à altura do limite da fonte do sistema San Francisco. Ao especificar uma escala, você pode ajustar a ênfase de um símbolo em comparação ao texto.

Escala dos símbolos da Apple
Escala dos símbolos da Apple

Você pode usar os SF Symbols para representar tarefas e conteúdos em uma variedade de locais, como barras de navegação, barras de ferramentas, barras de guias, menus e atalhos na tela inicial. Por todo o restante do seu aplicativo, você pode usar um símbolo em qualquer lugar em que puder usar uma imagem.

A Apple também disse que os desenvolvedores poderão criar um novo símbolo, caso o SF Symbols não tenha um modelo específico. Para isso, basta exportar um símbolo que seja semelhante ao design desejado e modificá-lo usando uma ferramenta de edição de vetor, como o app Adobe Illustrator Draw, inserindo o novo ícone da mesma forma como você faria com o modelo original.

Nova fonte New York

A Apple também introduziu uma nova fonte com serifa para os seus sistemas chamada New York — uma sessão da WWDC19 que acontecerá em 6 de junho mergulhará nas especificidades do que há de novo nas fontes da Maçã.

Publicidade

Outras notícias sobre as fontes da Apple: a nova série de serifas da Apple, New York, já está disponível. Tem 6 variações (Regular até o preto total), 4 tamanhos ópticos (pequeno, médio, grande, extra grande) e correspondentes em itálico.

Vale notar, no entanto, que os termos de uso da Apple indicam que a nova fonte só poderá ser usada para “criar modelos de interfaces de usuário” para iOS, iPadOS, macOS, watchOS e tvOS. A própria Maçã já usou a nova fonte no app Books (Livros), como destacou o designer Sean Hurley.

Publicidade

Eles a usaram no app Books.

Aos interessados, todas as fontes da Maçã podem ser baixadas aqui.

via 9to5Mac, DesignTAXI

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Tag da Apple

Código do iOS 13 traz referências a acessório de rastreamento da Apple

Próximo Artigo
iTunes rodando num tijolo de PC com Windows

iTunes continuará existindo no mundo Windows

Posts Relacionados