O melhor pedaço da Maçã.

Apple fala sobre acessibilidade no iOS 13 e garante que suporte a mouse não será expandido

Conceito de iPad com mouse

Um dos recursos do iOS/iPadOS 13 mais comemorados por usuários avançados é o suporte a dispositivos de ponteiro no sistema, como um mouse ou um trackpad — já demos detalhes sobre a integração nesse artigo. A ideia é que, com um acessório de controle mais preciso, o iPad torna-se potencialmente um equipamento mais apto a aplicações profissionais, chegando ainda mais perto do Mac/PC como instrumento de trabalho.

Publicidade

Por outro lado, a Apple vai numa direção diferente: o suporte a mouse, como a empresa reiterou várias vezes, é um recurso de acessibilidade, pensado para que pessoas com dificuldade de locomoção usem o iPad (ou o iPhone) com mais facilidade e precisão. Até por isso, ele não é ativado por padrão e precisa ser configurado em menus bem específicos dentro dos ajustes do iOS/iPadOS 13.

Numa conversa com o TechCrunch sobre os recursos de acessibilidade dos novos sistemas da Apple, a diretora de políticas e iniciativas de acessibilidade global da empresa, Sarah Herrlinger, reforçou essa visão: o iPad e o iPhone sempre serão, por excelência, dispositivos controlados por toque e isso nunca mudará — o controle por mouse é destinado apenas a uma parcela dos seus usuários.

Herrlinger afirmou ter consciência de que usuários sem dificuldades de locomoção também usarão o recurso eventualmente, da mesma forma que outras ferramentas de acessibilidade da Apple (como o “Digitar Para a Siri” ou a “Lupa Universal”) são utilizados por pessoas que, em teoria, não dependem delas para a utilização dos dispositivos. Ela disse, entretanto, que o suporte a mouse foi pensado desde o início (ele começou a ser projetado há alguns anos) como um recurso para usuários com dificuldades, e não uma expansão das capacidades do sistema.

Publicidade

Em outras palavras, não é porque o iOS/iPadOS 13 pode ser controlado por um mouse que começaremos a ver aplicativos mais complexos, com longas colunas de pequenos botões inacessíveis ao toque; tampouco haverá aplicativos na App Store com um aviso do tipo “funciona melhor com mouse”. A primazia dos dispositivos móveis ainda é do toque, e assim será pelo futuro visível — nada mais justo, não é verdade?

Controle por Voz (Voice Control)

Herrlinger também falou sobre o novo recurso de Controle por Voz que chegará ao iOS/iPadOS 13 e ao macOS Catalina 10.15, dando mais alguns detalhes sobre o seu funcionamento.

Numa pequena demonstração feita pela executiva aos jornalistas, a ferramenta demonstrou-se bem poderosa e funcional, interpretando e executando comandos corretamente mesmo num ambiente barulhento. O Controle por Voz aceita comandos simples de linguagem natural, como “abrir o Mail” ou “mande Feliz Aniversário para Mary no iMessage” (em inglês — suporte a outros idiomas será adicionado posteriormente), mas vai além de uma forma que você pode controlar basicamente todo o dispositivo somente com a fala.

Publicidade

Alguns exemplos: numa tela de favoritos do Safari, com várias páginas de títulos enormes ou impronunciáveis, você pode dizer “mostrar números” para que o recurso atribua um número a cada opção exibida na tela; a partir daí, basta dizer “clicar no 21”, por exemplo. Você também pode pedir para que a ferramenta mostre uma grade na tela para que você realize comandos precisos de clicar/tocar, arrastar ou dar zoom.

Segundo Herrlinger, o Controle por Voz será constantemente aprimorado e poderá ser amplamente personalizado pelo usuário, de forma que até mesmo pessoas com incapacidade total de movimentos possam controlar dispositivos.

Incrível, não?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo Mac Pro: o que há por trás do Mac mais poderoso até agora?

Próx. Post

Powerbeats Pro são quase impossíveis de serem consertados

Posts Relacionados