O melhor pedaço da Maçã.

Mais demos do ARKit incluem um auxiliar para compras e uma forma de controlar seu iPhone com os olhos

Foto: 9to5Mac
Festival of the Impossible, festival de arte em realidade aumentada da Adobe

A Apple realmente não está de brincadeira quando o assunto é realidade aumentada. Basta ver que, na sua keynote mais recente, a empresa anunciou o ARKit 2.0 com uma série de novidades e a introdução do formato USDZ, que permitirá a desenvolvedores, artistas e usuários com um menor grau de conhecimento técnico na área a realizarem e compartilharem suas criações 3D para o mundo virtual.

Publicidade

Felizmente, o ânimo da Apple está se refletindo também na comunidade de desenvolvedores, que continua a criar e demonstrar aplicações para a plataforma que vão do bonito ao impressionante. Vamos ver mais algumas delas a seguir?

Um mercado mais fácil

Se você é daquelas pessoas que não suporta ficar mais tempo no supermercado que o estritamente necessário e detesta vagar pelos corredores em busca daquele item que parece ter prazer em nunca ser encontrado, o desenvolvedor Andrew Hart, da Dent Reality, mostrou algo que pode colocar lágrimas nos seus olhos.

Publicidade

Aqui está uma prévia do que eu tenho trabalhado nos últimos meses. Apresentando o Retail AR, da Dent Reality.

É impressionante: a ferramenta identifica o produto que você está olhando, lhe fornece informações, sugere itens relacionados e guia até a localização deles. O sucesso da empreitada, claro, só depende de dois fatores: o grau de organização dos supermercados e a quantidade de propagandas (que, admitamos, será uma parte inevitável da experiência) a aparecerem durante o seu uso.

“Star Wars”

Star Wars: Jedi Challenges é um jogo criado pela Lenovo em parceria com a Disney que permite aos usuários entrarem em batalhas realistas com sabres de luz e jogarem o famoso Holochess; até recentemente, entretanto, ele precisava dos óculos Lenovo Mirage para funcionar. Agora, com o ARKit, não mais.

Jogo em realidade aumentada Star Wars: Jedi Challenges

O jogo, gratuito, agora permite que os usuários entrem na experiência diretamente na tela do iPhone, somente apontando a câmera para uma superfície. Apenas o Holochess está disponível no modo AR; para as batalhas com sabre de luz e o modo estratégico, ainda é necessário adquirir o Lenovo Mirage. Ainda assim, é uma boa novidade.

Festival of the Impossible

A Adobe é uma das parceiras mais entusiasmadas da Apple no mundo do ARKit e na colaboração para criação do formato USDZ, e seu primeiro projeto relacionado à tecnologia é um festival de arte digital chamado The Festival of the Impossible.

Festival of the Impossible, festival de arte em realidade aumentada da Adobe
Foto: 9to5Mac

Realizado por três dias a partir de hoje nos galpões da The Minnesota Street Project, em San Francisco, a exibição traz uma série de obras de arte que só podem ser completamente visualizadas por meio de iPads e iPhones; a ideia da Adobe é fazer do espaço uma galeria e, ao mesmo tempo, uma demonstração do seu Projeto Aero — a plataforma que ajudará artistas a transformarem seus projetos do Photoshop e outros produtos da empresa em experiências AR.

Prévia: controlando o iPhone com os olhos

Como bem se sabe, o ARKit 2.0 adiciona a todas as habilidades da sua primeira versão a capacidade de detectar quando você pisca. Com isso, o desenvolvedor Matt Moss compartilhou uma prova de conceito deveras intrigante em que você controla o seu iPhone somente olhando para ele e piscando:

Publicidade

Controle seu iPhone com os olhos. Só olhe para um botão para selecioná-lo e pisque para tocá-lo. Possibilitado pelo ARKit 2.

Além de ser uma novidade enorme para questões relativas à acessibilidade, a criação também pode ser (com o perdão do trocadilho) uma mão na roda para situações em que você esteja com as mãos ocupadas. É um pouquinho assustador, também.

·   •   ·

Curtiram as novidades? Vamos aguardar os próximos meses para sabermos o que mais vai nos impressionar na área…

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ex-CEO da Apple, John Sculley conta o que aprendeu com Steve Jobs

Próx. Post

Apple Music ganha seção para destacar álbuns que serão lançados em breve

Posts Relacionados