No fim do ano passado, comentamos uma pesquisa da App Annie sobre os gastos dos consumidores na App Store, os quais poderão ultrapassar US$122 bilhões neste ano. Naturalmente, nós não podemos falar disso sem pensar em uma das categorias de apps que os consumidores mais gastam: jogos.
Agora, a firma de análise está de volta com mais um apanhado de dados sobre os hábitos dos usuários nas lojas de aplicativos, com foco nos games. De acordo com o estudo, 74% dos gastos em lojas de aplicativos (App Store e Google Play, principalmente) foram impulsionados por jogos no ano passado.
Além disso, 33% de todos os downloads de apps mundialmente foram de jogos, com os usuários gastando cerca de 10% do tempo de uso nos dispositivos. Segundo a App Annie, no ano passado foram lançados mais de 1,1 milhão de títulos na App Store e 1,6 milhão no Google Play.
Quanto às duas principais lojas de apps, sabemos que o Google Play costuma ter o maior número de downloads (devido ao maior número de dispositivos Android) do que a App Store, e isso não foi diferente no último ano: em 2018, 72% dos jogos foram baixados na loja do Google, enquanto a App Store ficou com 28%.
Mas, como sempre, o cenário muda quando analisamos os gastos nessas lojas: enquanto o Google Play registrou apenas 36% de gastos dos consumidores com jogos, a App Store acumulou cerca de 64%. No geral, os gastos dos usuários com games cresceram 15% ao ano em ambas as plataformas.
O aumento no número de lançamentos está relacionado ao engajamento cada vez maior dos games com o mercado mobile, de acordo com o estudo. Entre os motivos desse, digamos, “casamento perfeito” está uma base de usuários crescente, particularmente em mercados em desenvolvimento (como o Brasil), onde o número de smartphones por pessoa cresce a cada ano.
Por falar em terras tupiniquins, o Brasil é o país entre nove outros mercados selecionados onde os usuários mais jogam — incluindo os Estados Unidos, o Reino Unido e a China; por outro lado, nosso país está entre os que os usuários menos instalam games, com a França liderando esse ranking.
Além de possibilitar um aumento no número de lançamentos, a plataforma mobile também desempenhou um papel importante na expansão da faixa etária dos jogadores. Hoje, a maior parte do tempo gasto em jogos vem de usuários com 25 anos ou mais; em muitos casos, esses jogadores não são nem classificados como “gamers”, observou a App Annie.
O relatório completo da pesquisa da App Annie pode ser baixado aqui.
via TechCrunch