O melhor pedaço da Maçã.

Review: Logitech Crayon e Slim Folio para iPads de 5ª e 6ª gerações

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

Em um mundo onde o iPad está sendo posicionado como uma forte ferramenta de produtividade, é importante contar com uma configuração adequada para dar uma chance a um bichano desses no dia a dia de trabalho. Obviamente, isso vai um pouco além de simplesmente escolher o modelo a comprar: até o atual momento, a Apple possui quatro modelos de iPads, com diferentes opções à venda por preços variados. Dependendo do seu interesse, existe um mundo de acessórios à disposição!

Publicidade

Focando em acessórios, falemos hoje da Logitech. Fortemente consolidada no mercado brasileiro e com mais de três décadas de atuação no ramo de periféricos, ela ganhou forte notoriedade junto à Apple nas últimas revisões do iPad convencional, atualmente na sua sexta geração.

Em 2018, durante um evento dedicado ao mercado educacional, a suíça levou dois acessórios desenvolvidos em uma parceria inédita: o Crayon, uma opção interessante (e mais barata) que o Apple Pencil, e a case/teclado Slim Folio, que hoje já possui versões específicas para os novos iPads Air e Pro, cobrindo o restante da linha1Faltou mencionar o iPad mini, claro. Mas cases/teclado não ficam especificamente boas em um dispositivo com as suas dimensões — ele não é full size, como a Apple adora destacar..

Meu texto começa com uma declaração forte. Não é um consenso bem estabelecido que iPads podem ser usados para trabalho — ainda que a produção do que vocês verão a seguir, do início ao fim, jamais ganhou retoques feitos em um Mac ou PC. Mas com uma boa combinação de acessórios, podemos atingir resultados surpreendentes. E a Logitech traz agora seus novos produtos para o mercado brasileiro apostando em roubar a atenção dos usuários das tradicionais ofertas que a Apple produz diretamente.

Publicidade

A boa notícia, conforme veremos, é que há muito a destacar nos produtos que trazemos hoje nesta resenha.

Primeiramente, “giz e papel”

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

O Crayon foi inicialmente apontado para o iPad convencional de sexta geração lançado em 2018. Felizmente, isso mudou conforme a Apple foi convertendo todo o seu arsenal de tablets para suportar o Pencil, atualmente disponível em duas gerações. Os três produtos foram desenvolvidos especialmente para as telas de alta precisão que a Apple incorpora nos seus atuais tablets, mas apenas a oferta da Logitech funciona com todos eles.

Publicidade

Isso é legal por dois motivos. O primeiro compreende a versatilidade e a acessibilidade para clientes em transição. Se você for dono de um iPad [Air], é uma aquisição excelente que lhe evita de investir novamente em outro lápis digital quando quiser migrar para um iPad Pro.

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

O segundo compreende as caraterísticas técnicas do produto. O Crayon suporta basicamente as mesmas capacidades do Apple Pencil — exceto uma, que é a sensibilidade de pressão. Para trabalhos de design mais apurados isso faz falta, mas no dia a dia de quem procura uma solução para escrita, rascunhos e desenhos simples, bem como anotar documentos no tablet, o acessório da Logitech é totalmente funcional.

Publicidade

Além disso, temos as peculiaridades. Quando o Crayon foi lançado, apenas o Apple Pencil de primeira geração estava disponível. Embora não tenha muita experiência de uso com ele, sei que uma caraterística me incomodaria no uso diário: o acabamento brilhante. Como dono de um iPad Pro, fico feliz que a Maçã tenha deixado isso de lado na segunda geração, mas para quem optar pelos demais iPads que não a suportam, o Crayon é melhor para os que preferem uma acessório de pegada mais firme, especialmente em anotações precisas.

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

O que faz a diferença neste sentido são os materiais usados na construção do Crayon, que tem acabamento metálico fosco e borracha, garantindo também os aspectos de maior resistência e durabilidade. Meu Apple Pencil 2 tem manchas e riscos que não saem mais com menos de um ano de uso, coisa que não vejo como um futuro problema para donos do produto da Logitech.

Ainda nele, podemos destacar o fato de que o acessório não exige emparelhamento: basta que esteja ligado que ele se conecta via Bluetooth ao seu dispositivo e pode ser compartilhado com segurança entre outros dispositivos, algo bastante legal para escolas2Obviamente, os mais metódicos se sentirão incomodados em não ver um aparelho Bluetooth conectado ao seu iPad que não possa ser gerenciado no app Ajustes, pois ele não aparece por lá.. Ele também possui um botão liga/desliga, permitindo conservar a bateria (que pode chegar a sete horas em uso contínuo) e verificar o status de carga, sem depender do iPad.

Case + teclado

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

Na oportunidade em que testamos o Crayon, também analisamos a Slim Folio para iPads de quinta e sexta gerações. Os dois acessórios se complementam muito bem, visto que a case possui um suporte para lápis digitais que visa seu posicionamento na parte superior da tela quando o tablet está em uso no modo paisagem — da mesma forma que podemos fazer com iPads Pro e o novo Apple Pencil.

A um preço bem mais acessível do que vemos a Apple praticar em seus produtos equivalentes (que não cobrem esse iPad usado no review, vale lembrar), temos uma case altamente resistente e feita de ótimos materiais, conferindo um visual profissional que torna o iPad um ótimo companheiro para estudos e trabalhos em geral. Como qualquer acessório do gênero, ela adiciona peso ao aparelho para transporte nas mãos, mas não tanto dada a proteção oferecida: com a Slim Folio fechada, ele fica bem resistente a quedas.

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

Quanto à praticabilidade da case, podemos usá-la em formato laptop com ângulo fixo para digitação, ou sobre a mesa para desenho e anotações.

O teclado integrado à case é excelente. Por ter mecanismo “tesoura”, assim como outros modelos convencionais, é estável e totalmente funcional para escritores exigentes, algo que a Smart Keyboard Folio oferecida pela Apple não proporciona. Há um espaço razoável entre as teclas e a maior distância de pressão contribui para facilitar a vida de quem quer viver produzindo conteúdo nessa configuração.

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

Além disso, a Logitech pensou em usuários que queiram acessar mais dos seus iPads a partir do teclado, incluindo teclas de função pré-programadas. Com uma fileira adicional de teclas, é possível acessar rapidamente a tela de início, a Siri, o Spotlight, os controles de teclado, a reprodução multimídia e o bloqueio do dispositivo.

Tal nível funcional, contudo, traz seus requisitos.

Logitech Crayon e Logitech Slim Folio

A Slim Folio funciona com duas pilhas botão (inclusas na caixa), dependendo de emparelhamento Bluetooth (LE, de baixo consumo) para uso. Nada que usuários de iPads de quinta e sexta gerações tenham escapatória, visto que a Apple somente inclui Smart Connectors em iPads Pro.

Por outro lado, a Logitech promete até quatro anos de longevidade das baterias inclusas. Isso obviamente depende do nível de atividade dos usuários com o teclado, mas mesmo assim, é um bom índice!

Preço e disponibilidade

Tanto o Crayon quanto a Slim Folio podem ser encontrados na lojas online e físicas da Apple, além de revendedores autorizados por todo o Brasil.

O lápis digital da Logitech está à venda por R$500 e suporta qualquer iPad compatível com Apple Pencil. Já a case/teclado pode ser encontrada por R$600 e serve em iPads de quinta e sexta gerações.

Notas de rodapé

  • 1
    Faltou mencionar o iPad mini, claro. Mas cases/teclado não ficam especificamente boas em um dispositivo com as suas dimensões — ele não é full size, como a Apple adora destacar.
  • 2
    Obviamente, os mais metódicos se sentirão incomodados em não ver um aparelho Bluetooth conectado ao seu iPad que não possa ser gerenciado no app Ajustes, pois ele não aparece por lá.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Adobe dá mais detalhes do seu futuro app de pintura para iPad, o Fresco

Próx. Post

Apple bloqueia acesso à sua loja online em navegadores e sistemas antigos

Posts Relacionados