O melhor pedaço da Maçã.

União Europeia apela contra decisão favorável à Apple sobre tributação bilionária

Apple e símbolo da União Europeia

A União Europeia está apelando contra uma decisão judicial, divulgada em julho passado, favorável à Apple quanto ao pagamento de 13 bilhões de euros (~R$83,3 bilhões) em impostos retroativos por lá. As informações são da CNBC.

Publicidade

Mais especificamente, a UE alega que o governo irlandês concedeu à Apple “um acordo fiscal injusto” entre 2003 e 2014. Vale notar, porém, que a Maçã já havia pago o montante em questão quando a decisão de julho foi divulgada; o dinheiro, no entanto, foi mantido em custódia pelo fato de que cabia recurso na decisão.

Anteriormente, o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), sediado em Luxemburgo, concluiu que a UE “não conseguiu mostrar os padrões legais exigidos” para provar que a Apple havia se beneficiado injustamente de leis fiscais da Irlanda.

Agora, de acordo com uma nova declaração da comissária Margrethe Vestager, o argumento é de que o tribunal estabeleceu “um limite excessivamente alto para os padrões exigidos”.

Publicidade

Mais do que resolver o imbróglio com a Apple, a UE está preocupada com a implicação dos resultados dessa batalha em futuras questões jurídicas. Vale lembrar que Vestager está encabeçando um esforço da UE para criar novas leis tributárias com foco nas empresas de tecnologia — incluindo a Maçã.

Esse caso é muito importante porque abrirá um precedente para outras situações que queremos combater no futuro.

A decisão final será tomada pelo TJUE nas próximas semanas.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iOS 14 permite que você esconda melhor suas fotos particulares; veja como

Próx. Post

Launch Center Pro ganha novidades para personalizar ícones da tela inicial do iPhone

Posts Relacionados