O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Novo Mac Pro aberto visto por vários ângulos

Catalina traz Utilitário de Slots de Expansão de volta ao macOS

Vocês se lembram do Utilitário de Slots de Expansão (Expansion Slot Utility)? O app nativo do OS X era destinado a usuários do antigo Mac Pro permitia a configuração das placas de expansão PCI-Express nos slots da máquina — de forma que você podia, por exemplo, atribuir mais largura de banda a um dos slots (que estivesse abrigando uma placa gráfica, por exemplo) em vez de deixar o sistema realizar a distribuição automaticamente.

Publicidade

O utilitário, entretanto, foi descontinuado há mais de uma década, quando a Apple lançou o modelo 2008 do Mac Pro — aquela máquina, ao contrário das suas antecessoras, tinha slots com funções pré-especificadas, em vez de aberturas modulares para quaisquer componentes. Agora, com o vindouro lançamento do novo Mac Pro, o Expansion Slot Utility está de volta.

O desenvolvedor Steve Moser descobriu, fuçando a segunda versão beta do macOS Catalina 10.15, que o utilitário será realmente reintegrado ao sistema na sua nova versão. Isso já era esperado: o Mac Pro de 2019, afinal de contas, traz oito slots de expansão configuráveis.

Como o utilitário é compatível somente com o novo Mac Pro (e o computador ainda não foi lançado), não é possível abri-lo para explorar suas possibilidades. O intrépido desenvolvedor Guilherme Rambo, entretanto, conseguiu transpassar algumas dessas limitações para tirar alguns detalhes sobre o “novo-velho” aplicativo:

Publicidade

Utilitário de Slots de Expansão no macOS Catalina, para o novo Mac Pro.

Pelas imagens capturadas por Rambo, será possível, como antes, ativar a configuração automática para os slots ou atribuir largura de banda manualmente a cada um deles. O utilitário também é capaz de avisar o usuário quando uma das placas de expansão não estiver apresentando máxima performance, dando dicas de como consertar esse problema (seja atribuindo mais largura de banda a ela ou movendo-a para outro slot dentro da máquina).

Taí: mais uma razão para ficarmos tristes por não termos US$6 mil para gastar na “maquininha”.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Futura Apple Jewel Changi Airport, em Singapura

Apple abrirá novas lojas em Singapura e Nashville; reforma em Bondi Junction é finalizada

Próximo Artigo
Boot Camp rodando o Windows 10 no macOS Mojave

Microsoft suspende temporariamente atualização do Windows 10 em Macs antigos

Posts Relacionados