O melhor pedaço da Maçã.

Catálogo completo da NeXT de 1989 é divulgado online

Documento de 138 páginas da empresa de Steve Jobs foi digitalizado por historiador
Catálogo da NeXT

Alguns de vocês podem não saber, mas quando Steve Jobs foi demitido deixou a Apple, em setembro de 1985, ele logo fundou uma outra companhia de tecnologia, também focada na criação de computadores: a NeXT.

Publicidade

Apesar da expertise de Jobs na área, os computadores da NeXT não ganharam destaque, diferentemente do sistema operacional criado pela companhia, o NeXTSTEP, que viveu tempo suficiente para servir de base para a criação do Mac OS X, da Apple.

Ainda que tenham saído de linha, os computadores da NeXT marcaram, de certa forma, a evolução dos computadores pessoais, e uma parte interessante dessa história foi destacada recentemente — ou melhor, relembrada, como divulgado pelo The Verge.

O historiador de computadores Kevin Savetz digitalizou a edição do outono de 1989 do catálogo da NeXT e arquivou o documento em ótima qualidade no Archive.org. Isso fez com que a revista de 138 páginas fosse disponibilizada online, oferecendo uma compreensão do software, da interface de usuário e dos periféricos da NeXT.

Eu escaneei o catálogo de 1989 de softwares e periféricos da NeXT a gloriosos 600DPI e subi para o @internetarchive. 138 páginas! archive.org/details/nextso…

Savetz contou que o catálogo era “parte de um grande número de computadores antigos” que ele havia comprado de uma empresa de reciclagem de computadores local. Após digitalizar o documento, o historiador leiloou-o e doou os lucros para o Centro de Refugiados e Imigrantes para Educação e Serviços Jurídicos (Refugee and Immigrant Center for Education and Legal Services, ou RAICES).

Eu nunca tinha visto um catálogo como esse, e não consegui encontrar muita referência sobre ele online, por isso decidi digitalizá-lo.

Algumas estimativas sugerem que a NeXT despachou cerca de 50.000 computadores ao todo, portanto suas vendas foram bem limitadas. Como dissemos, o legado do software NeXTSTEP inspirou a construção dos sistemas operacionais mais conhecidos da Maçã, como os atuais macOS e iOS.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Versão de entrada do novo MacBook Air traz SSD mais lento que o anterior

Próx. Post

Quinta versão beta do macOS Mojave 10.14.6 é disponibilizada

Posts Relacionados