E cá estamos nós de novo com as novidades mais importantes de aplicativos populares da App Store! Vamos dar uma olhada nelas?
Essa novidade você certamente já percebeu, caso esteja na rede — especialmente se for daquelas pessoas que cultiva a própria popularidade no Instagram ou trabalhar com mídias sociais. Como anunciado anteriormente, a rede de fotos e vídeos do Facebook deixou de exibir o número de curtidas nas postagens.
A partir de agora, a área que exibia contagens como “Fulano e outras ‘x’ pessoas curtiram isso” exibirá apenas “Fulano e outras pessoas curtiram isso”. Você ainda pode clicar nessa mensagem para ver todas as pessoas que curtiram a postagem em questão, mas — a não ser que conte uma por uma — não poderá ver o total de curtidas da foto ou do vídeo. Você só pode checar o número total de curtidas das suas próprias postagens.
Segundo o Instagram, a mudança é uma forma de concentrar o foco da rede no conteúdo das postagens, e não numa disputa por popularidade. A empresa afirma que a mudança é, por ora, um teste — e pode, portanto, reverter a decisão a qualquer momento. Como a exclusão do número de curtidas deu certo no Canadá, entretanto, é possível que ele seja implementado permanentemente por aqui (e no mundo todo).
A novidade, claro, não agradou a todos. Influencers e profissionais de social media afirmam que a mudança comprometerá o alcance e a relevância das suas publicações, enquanto outros defendem que, a partir de agora, a rede poderá ficar mais “justa” para a popularização de conteúdo realmente interessante ou relevante, em vez de simplesmente reproduzir as mesmas postagens das mesmas caras de sempre.
Nós, claro, teremos que aguardar para ver o resultado disso tudo.
Google Maps
No ano passado, o indefectível serviço de Mapas do Google começou a cobrir pontos de compartilhamento de bicicletas na cidade de Nova York, exibindo seus status em tempo real. Agora, o recurso está sendo expandido para 24 cidades em 16 países — incluindo os dois maiores municípios do Brasil.
As cidades cobertas pelo recurso são: Barcelona, Berlim, Bruxelas, Budapeste, Cidade do México, Chicago, Dublin, Hamburgo, Helsinki, Kaohsiung, Londres, Los Angeles, Lyon, Madri, Montreal, Nova Taipei, Nova York, Rio de Janeiro, São Paulo, Toronto, Varsóvia, Viena e Zurique. A Bay Area de San Francisco também é coberta como um todo.
Nas cidades brasileiras, o Google Maps cobre — nessa fase inicial — os sistemas Bike Itaú, tanto no RJ quanto em SP, e CicloSampa na capital paulista. A plataforma do Google mostra as estações mais próximas de você e informações em tempo real, como a quantidade de bicicletas disponíveis em cada parada e se há uma vaga disponível para devolver a sua.
Ainda não há integração com sistemas sem estação, como o da Yellow, e você ainda precisa ir aos aplicativos de cada sistema para realizar a locação — a ideia aqui é fornecer informações rápidas, apenas.
A novidade já está no ar no Google Maps para iOS e Android, e deverá ser expandida para mais cidades em breve.
Spotify
A plataforma de streaming musical mais popular do mundo, por sua vez, trouxe novidades para o seu aplicativo para iPads. A versão mais recente do Spotify para iOS permite, nos tablets mais recentes da Maçã, que os usuários o utilizem em modo Split View ou Slide Over.
As novidades são particularmente úteis num aplicativo de reprodução musical, já que você pode manter uma janelinha do Spotify a todo momento enquanto estiver trabalhando num texto ou algo parecido — o controle da playlist nunca sai das suas vistas. Antes tarde do que nunca, não é verdade?
Plex
Por fim, o aplicativo de gerenciamento e reprodução de mídias tem melhorias no iOS e no tvOS.
Na Apple TV, o Plex passou a suportar reprodução em HDR1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica. para vídeos mais vívidos e definidos; por enquanto, o recurso está disponível apenas para assinantes do plano Plex Pass, que devem ativá-lo na seção “Avançado” das configurações do aplicativo.
No iOS, por outro lado, o app do Plex agora traz suporte ao Touch ID e ao Face ID — ou seja, caso você mantenha sua biblioteca protegida por uma senha, agora poderá obter acesso a ela simplesmente com um escaneamento rápido do seu rosto ou da sua impressão digital. Além disso, a nova versão do app para iPhones e iPads traz integração melhorada com o TIDAL.
Notas de rodapé
- 1High dynamic range, ou ampla faixa dinâmica.