O melhor pedaço da Maçã.

Apple coibiu ataques com o Flipper Zero no iOS 17.2

Flipper Zero ao lado de iPhone, que está reiniciando

Testes realizados pelo pessoal do site ZDNET com o Flipper Zero, dispositivo usado por trolls para ativar uma série de popups em iPhones (e até mesmo reiniciá-los), indicam que a Apple implementou mecanismos para impedir os ataques no iOS 17.2, versão do sistema operacional lançada na última segunda-feira (11/12).

Publicidade

Usando um Flipper Zero com a versão mais recente do firmware de terceiros Xtreme (necessário para que os ataques sejam direcionados aos iPhones) e o app BLE Spam devidamente instalado, foi possível constatar que alguns popups até continuaram aparecendo de início, mas não num fluxo contínuo que basicamente inutilizava os smartphones.

O 9to5Mac confirmou que a Apple implementou proteções no iOS 17.2 para impedir os ataques com popups nos smartphones da empresa. Pode ser que a Maçã tenha adotado medidas como estabelecer um tempo limite de solicitação — o que explicaria o fato de ainda aparecerem alguns popups, inicialmente.

O Flipper Zero, vale recordar, é um mini aparelho de rádio aparentemente inofensivo com suporte aos protocolos Wi-Fi, RFID, NFC e Bluetooth, e que pode servir como um alternativa mais em conta (US$200) para testar pontos de entrada baseados em rádio para diversos tipos de dispositivos.

Publicidade

Acontece que ele também pode ser usado para fins menos nobres, como clonar cartões de crédito e até mesmo abrir ou fechar portões de garagem. Isso porque, como trata-se de um dispositivo cujo código é aberto, o aparelho pode ser modificado com firmwares de terceiros — como o supracitado Xtreme.

Obviamente, para você proteger seu smartphone de ataques (pelo menos de um mais agressivo) é necessário atualizá-lo para o iOS 17.2. Caso contrário, a única e custosa solução seria manter o Bluetooth completamente desligado — principalmente ao andar pelas ruas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Foco da Apple em telas OLED teria adiado planos de um iPad dobrável

Próx. Post

Apple TV+ terá série de Jonathan Tropper estrelada por Jon Hamm

Posts Relacionados