O melhor pedaço da Maçã.

Google cumpre promessa e lança Presentations, concorrente do PowerPoint e Keynote

Google PresentationsJá era esperado desde abril. Hoje, o Google atualizou sua suíte online Documents com a adição de um novo produto: Presentations.

Publicidade

Como podem imaginar, ele irá brigar diretamente com o Microsoft PowerPoint e o Apple Keynote — todos produtos para criação e edição de slides e apresentações multimídia.

No mundo online, seu maior concorrente — e o que ele irá mais balançar com este lançamento, provavelmente — é o Zoho, que já oferece uma grande linha de produtos de produtividade da era Web 2.0.

Esta é a interface geral do Google Presentations:

Publicidade

Interface do Google Presentations

Confiram o vídeo de apresentação da suíte que o Google preparou explicando com recortes as vantagens de usar aplicativos online ao invés dos tradicionais offline, dos quais dependemos de trocas constantes de cópias de arquivos para trabalharmos em equipe num mesmo documento:

Publicidade

O Google valoriza bastante a idéia de colaboração na criação e edição de documentos.

Tal como com seus concorrentes, o usuário pode optar por iniciar um documento em branco ou escolher entre diversos temas pré-produzidos — olha um à lá keynote do Steve Jobs (que também existe no Apple Keynote) lá no canto direito da primeira linha!

Publicidade

Temas no Google Presentations

Além disso, o Google Presentations permite importar apresentações do PowerPoint já existentes para o seu ambiente online, tal como o Docs faz com arquivos do Word. Claro, ele só importa arquivos .ppt e .pps por enquanto; difícil dizer se no futuro suportará também arquivos .keynote, tal como o Docs também não importa, ainda, documentos .pages, e nem o Spreadsheets importa documentos .numbers.

O que ainda não rola? Exportar apresentações criadas no Presentations para o formato PowerPoint, justamente o caminho inverso. Como o Docs faz isso, podemos esperar que o Google implemente o recurso em breve.

Veja aqui uma apresentação sendo editada no novo Presentations:

Apresentação sendo editada no Presentations

O produto é surpreendentemente rápido e oferece uma grande gama de recursos para sua primeira versão, mas temos que deixar claro que ele serve meramente para a criação de apresentações básicas. Não há como comparar a qualidade e os recursos e efeitos de arquivos do Keynote com as poucas possibilidades que o Presentations oferece. Mas cada produto tem o seu nicho, e concorrência é sempre bom.

Agora tá na hora da Apple e Google se mexerem para criarem concorrentes diretos do Access, da Microsoft.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

iPhone no Reino Unido dia 9 de novembro pela operadora O2 e sem 3G [atualizado]

Próx. Post

Novo website para o Microsoft Office: Mac 2008

Posts Relacionados