Setembro está chegando e, com ele, os novos iPhones serão apresentados em algum momento. Mas que momento, exatamente? A Apple ainda não distribuiu convites nem deu um pio sobre um possível evento especial a ser realizado no próximo mês, mas o pessoal da CNET tem uma aposta muito bem fundamentada: segundo eles, os novos smartphones serão mostrados ao mundo no dia 10 de setembro.
O palpite faz todo sentido: a Apple tem o costume de apresentar novos iPhones na semana do Labor Day americano (quando a data cai a partir do dia 5/9) ou na semana seguinte ao feriado (quando a data dele cai até o dia 3/9).
Em 2019, o Labor Day será no dia 2, uma segunda-feira; com isso, as datas mais prováveis para apresentação dos iPhones ficam sendo nos dias 10 ou 11 da semana seguinte. Como o dia 11 de setembro é geralmente evitado, por razões óbvias, ficamos com a opção mais provável para o dia 10, uma terça-feira.
Com essa data em mente, já podemos traçar um cronograma provável dos lançamentos dos próximos iPhones: se a coisa correr da mesma forma que nos anos anteriores, teremos a pré-venda dos aparelhos iniciada na sexta-feira, dia 13/9, em países selecionados; a venda em si será iniciada exatamente uma semana depois, no dia 20/9. Isso, claro, não leva em conta o Brasil, que deverá receber os novos aparelhos somente alguns meses depois.
Quanto à liberação das versões finais do iOS/iPadOS 13, normalmente a Apple lança tudo na semana ao evento especial, então poderemos vê-las nos dias 16 ou 17/9 — é só um palpite, entretanto.
Resta saber, agora, o que a Apple apresentará de fato: nós já temos uma boa suspeita (você pode acompanhar todos os rumores pertinentes aos novos iPhones por aqui), mas vai que a Maçã está guardando uma carta na manga? Vamos aguardar.
Atualização, por Luiz Gustavo Ribeiro 06/08/2019 às 10:00
Sem querer, o presidente da japonesa SoftBank, Ken Miyauchi, deu com a língua nos dentes durante uma apresentação e sugeriu que os próximos iPhones chegarão às lojas 10 dias antes do fim de setembro, ou seja, dia 20/9 (uma sexta-feira) — corroborando as informações supracitadas.
Honestamente, estou me perguntando o que devo fazer por 10 dias. Não, eu não devia ter dito isso. De qualquer forma, não sei quando o novo iPhone será lançado. No entanto, quase após 10 dias, ele será vendido separadamente.
O contexto da fala de Miyauchi é o seguinte: recentemente, o Japão revisou a Lei de Negócios de Telecomunicações e os novos termos entrarão em vigor a partir do dia 1º de outubro. A partir dessa data, as operadoras devem desvincular a venda de planos com a de dispositivos (como o iPhone). Ou seja, se o iPhone for lançado dia 20/9, as operadoras japonesas ainda terão 10 dias para vendê-lo fidelizado a algum plano.
via 9to5Mac