O melhor pedaço da Maçã.

Pensacola: FBI diz que ainda não desbloqueou iPhones de terrorista

iDownloadBlog
Apple vs. FBI

O ano começou com uma polêmica e tanto envolvendo o nome da Apple. Como noticiamos há cerca de um mês, o FBI1Federal Bureau of Investigation, ou Departamento Federal de Investigação. pediu a ajuda da empresa para desbloquear os iPhones 5 e 7 usados por Mohammed Saeed Al-Shamrani, atirador saudita que matou três pessoas no ataque a uma base aeronaval em Pensacola (Flórida), no fim do ano passado.

Publicidade

O caso, entretanto, tomou o mesmo rumo de uma história que ocorreu há aproximadamente quatro anos, quando a agência de segurança americana também havia solicitado à Apple que desbloqueasse o dispositivo do terrorista responsável por matar 14 pessoas e ferir outras 22 num ataque em San Bernardino (Califórnia).

Como muitos de vocês devem se lembrar, a Apple não desbloqueou o aparelho (o que poderia ser feito por meio de uma backdoor2Método de escapar de uma autenticação ou criptografia em um sistema computacional, um produto ou um dispositivo.), pois isso abriria um precedente para agentes maliciosos explorarem o método e saírem desbloqueando iPhones/iPads de qualquer pessoa a torto e a direito.

Foi justamente isso que a Apple alegou no caso mais recente envolvendo o atirador de Pensacola, e nem mesmo o procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr e o presidente americano, Donald Trump, conseguiram “influenciar” a Maçã a desbloquear os iPhones em questão.

Publicidade

Isso nos leva à notícia mais recente sobre o caso: o diretor do FBI, Christopher Wray, disse que eles ainda não conseguiram acessar os dados criptografados dos dispositivos de Al-Shamrani, como divulgado pela Bloomberg.

Wray também contou que a agência ainda está “esperançosa de que a Apple possa ajudá-los a desbloquear os dispositivos”, mesmo que os eventos das últimas semanas tenham ido de encontro a essa possibilidade.

Seja como for, o fato é que o FBI já tem as ferramentas necessárias para desbloquear iPhones sem a ajuda da Apple — tudo graças à GrayKey, uma caixinha, de autoria da Grayshift, capaz de descodificar iPhones em questão de minutos. Com efeito, a agência de segurança já teria desbloqueado um iPhone 11 Pro Max e um iPhone 11 utilizando esse método, o que nos faz mirabolar sobre o porquê de essa novela não ter acabado ainda.

Conspirações

É inevitável que alguns burburinhos surjam aqui e acolá sobre esse caso, afinal muitas pessoas têm estranhado o fato de o FBI insistir na mesma tecla (de que não teria acesso aos iPhones e que precisa da ajuda da Apple), ainda mais considerando um caso de segurança nacional — o que pressupõe que a investigação deveria ser finalizada o quanto antes e “a qualquer custo”.

Publicidade

Entre as teorias discutidas online, uma delas é mais proeminente: o FBI já teria desbloqueado os iPhones do atirador de Pensacola e estaria dando corda para o imbróglio com a Apple a fim de forçar o legislativo americano a criar uma lei que ofereça suporte para agências de segurança desbloquearem dispositivos de suspeitos/investigados. Em outras palavras: forçar as fabricantes de dispositivos a entregarem ao FBI a “chave” para acessar qualquer dispositivo sob investigação.

A outra teoria aponta para uma possível complacência da Apple com relação ao caso: a Maçã teria, veladamente, fornecido a backdoor para o FBI acessar os dados criptografados do dispositivo do atirador e estaria “fazendo de conta” que não o fez para que seus clientes ao redor do mundo acreditem que não há nada, nem mesmo ninguém, capaz de desbloquear intencionalmente seus gadgets. Ou seja: se você possui um dispositivo da Apple, os seus dados estão seguros.

Publicidade

É provável que nunca saibamos, de fato, o que aconteceu entre a Apple e o FBI — ainda mais sobre o caso mais recente. De qualquer forma, temos noção de que esse não é o primeiro (e nem será o último) problema desse tipo, então resta-nos continuar acompanhando para sabermos como isso se desenrolará no futuro, eventualmente.

Opiniões, angústias ou (mais) teorias? Conte-nos!

via AppleInsider

Notas de rodapé

  • 1
    Federal Bureau of Investigation, ou Departamento Federal de Investigação.
  • 2
    Método de escapar de uma autenticação ou criptografia em um sistema computacional, um produto ou um dispositivo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo: Q&A — bateria do iPhone 11 degradando rápido demais?

Próx. Post

App usa gravação multicâmera do iPhone para transformá-lo em uma dashcam

Posts Relacionados