O melhor pedaço da Maçã.
Siri no iPhone

Terceirizados da Apple ouviam até 1.000 gravações da Siri por turno

Funcionários foram dispensados após polêmica envolvendo programa da companhia

Em julho passado, informamos que a Apple mantinha um programa de análise de conversas de usuários coletadas através da sua assistente virtual, a Siri. Isso, é claro, gerou um problema daqueles para a Maçã — e para gigantes da tecnologias que faziam a mesmíssima coisa, como a Microsoft e o Facebook.

Publicidade

Para manter sua postura fidedigna à privacidade dos usuários (e após alguns processos), a Apple veio a público confirmando a suspensão do programa, o que fez com que milhares de funcionários terceirizados (que estavam na função de analisar as conversas com a Siri) fossem dispensados. Ainda assim, resta a dúvida: o que era feito, afinal?

O Irish Examiner conversou com alguns dos funcionários da Globetech, empresa irlandesa em Cork, que foram dispensados após a polêmica para investigar o que acontecia nesses lugares. De acordo com a reportagem, os terceirizados deveriam ouvir cerca de 1.000 clipes de gravações da Siri por turno, a maioria delas de apenas alguns segundos.

Ainda de acordo com a publicação, os funcionários eram contratados temporariamente como “analistas de dados” da Globetech. Mais especificamente, essas pessoas tinham a função de transcrever as gravações e classificar as respostas da Siri de acordo com vários critérios, incluindo se a assistente virtual fora sido inchada “acidentalmente”.

Publicidade

“Elas [as gravações] tinham cerca de alguns segundos de duração”, disse um ex-funcionário, que não pode ser identificado porque estava sob um acordo de confidencialidade. “Ocasionalmente ouvíamos dados pessoais ou trechos de conversas, mas principalmente eram comandos para a Siri.”

Segundo outro funcionário, que também se manteve anônimo, os motivos para a Apple manter um programa desse tipo são “compreensíveis”, mas que ele entende a preocupação dos usuários quanto às gravações e o uso desse tipo de informação, ainda que coletado anonimamente.

Um porta-voz da Maçã também comentou os mais de 300 empregos temporários que foram encerrados, após a suspensão do programa:

Acreditamos que todos devem ser tratados com a dignidade e respeito que merecem, isso inclui nossos próprios funcionários e fornecedores com quem trabalhamos na Irlanda e em todo o mundo. Estamos trabalhando de perto com nossos parceiros para garantir o melhor resultado possível para nossos fornecedores, seus funcionários e clientes em todo o mundo.

Além de encerrar (temporariamente ou não) o programa de análise, a Apple afirmou que em uma futura atualização de software, os usuários poderão optar por não ter suas gravações usadas para a análise de dados da Siri. Vamos torcer para que a Maçã resolva isso o quanto antes.

via 9to5Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music troca playlist “Melhor da semana” por “Novidades do dia”

Próx. Post

Ferramenta de jailbreak unc0ver ganha suporte parcial a dispositivos A12 e A12X

Posts Relacionados