O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Padrão USB4 é anunciado oficialmente com o melhor dos mundos USB-C e Thunderbolt

Mas ainda teremos de aguardar um bocadinho para vermos os primeiros produtos com ele
Novo MacBook Air dourado de lado com suas portas Thunderbolt 3

Já falamos aqui sobre a especificação USB4, que virá para substituir o USB 3.0/3.1 e, com alguma fé, acabar com a salada de frutas incompreensível que se tornou a atual geração do protocolo. Hoje, temos uma boa e uma má notícia.

Publicidade

A boa é que a USB-IF (organização responsável por desenvolver a tecnologia) finalmente anunciou a sua nova versão oficialmente, dando alguma luz sobre seus benefícios. A ruim é que, ainda assim, teremos que aguardar sentados pelos primeiros produtos equipados com ela.

As informações, trazidas pela CNET, são animadoras. De acordo com a USB-IF, o USB4 poderá realizar transferências de dados a até 40Gbps — contanto, claro, que você utilize cabos certificados para esse tipo de operação. Além disso, será possível transmitir energia a até 100W de potência ao mesmo tempo em que se transmitem dados como vídeo 4K ou mesmo 5K.

Se os números acima soam familiares para você, é porque o USB4 tem especificações idênticas às do protocolo Thunderbolt 3, velho conhecido de quem tem Macs lançados de uns anos para cá. E isso é bom: o USB4 efetivamente incorpora o Thunderbolt 3 ao seu catálogo de tecnologias suportadas, o que potencialmente fará com que, eventualmente, tudo se junte sob o mesmo guarda-chuva — justamente o do USB4.

Publicidade

Como a Intel anunciou recentemente que não cobrará mais royalties de empresas que incorporem o protocolo Thunderbolt 3 em seus produtos, a chegada do USB4 é duplamente animadora, já que mais acessórios e produtos equipados com a tecnologia chegarão ao mercado mais rapidamente e em mais locais.

Outro ponto interessante é que o USB4 é retrocompatível com o USB 3.0/3.1/3/2 e o USB 2.0, então você ainda poderá usar seus periféricos antigos normalmente — lembrando que, se eles ainda usarem a antiga conexão USB-A, será necessário usar um adaptador.

Como a especificação só foi oficializada hoje, entretanto, é provável que ainda leve um tempinho até que vejamos os primeiros produtos equipados com USB4 — provavelmente até meados do ano que vem ou coisa do tipo.

No caso específico da Apple, não há informações sobre os planos da empresa, mas é de se esperar que os iPads Pro do futuro adotem o novo protocolo; os Macs também poderão fazê-lo, mas apenas por questão de formalidade, já que a rigor tudo o que o USB4 oferece já está contido neles. Quanto aos iPhones… bom, essa é uma história um pouco mais complicada, como sabemos. Mas quem sabe, não?

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Firefox

Em breve, Firefox consumirá até 3x menos bateria no macOS

Próximo Artigo
Screenshot - Space Marshals

Promoções do dia na App Store: Space Marshals, Alleys, DeskCover e mais!

Posts Relacionados