O melhor pedaço da Maçã.

Por que não dá para agendar mensagens no iMessage? Craig Federighi explica

Se você gostaria de ver algo assim no mensageiro da Apple, pode se sentar
iMessage rodando no Mac e no iPhone

Agora há pouco, falamos sobre o novo recurso do Telegram que permite ao usuário agendar o envio de uma mensagem a um determinado contato, em vez de mandá-la imediatamente. Usuários do iMessage, então, poderiam se perguntar: por que o mensageiro da Apple não conta com algo parecido? Seria simples falta de vontade da Maçã?

Publicidade

Bom, agora sabemos que a resposta é não. Isso porque o usuário do Reddit u/Jmaster_88 enviou um email ao chefão de software da Apple, Craig Federighi, perguntando exatamente isso — e recebeu uma resposta bem detalhada sobre as considerações da Maçã sobre um recurso do tipo.

Essa foi a mensagem enviada pelo usuário [tradução nossa]:

Boa noite, Sr. Federighi,

Eu pensei em um recurso legal que gostaria de ver sendo adotado por vocês. O iMessage deveria ter uma opção de se escrever uma mensagem que seria automaticamente enviada numa data ou horário posterior. Por exemplo, se eu lembro de algo importante para escrever a alguém mas é tarde da noite, eu poderia agendar uma mensagem que seria enviada a essa pessoa num horário que eu escolhesse pela manhã. Isso é um recurso particularmente importante para mim, pois eu tendo a passar as noites acordado e acabo sempre com um monte de lembretes para mensagens que eu preciso mandar pela manhã. Seria legal se o iMessage pudesse enviá-las automaticamente por mim em determinado horário.

Ninguém esperaria que Craig em pessoa fosse responder de forma tão atenciosa, mas foi exatamente o que aconteceu. Essa foi a resposta do executivo [também tradução nossa]:

Publicidade

Oi, John,

Isso é algo que nós certamente consideramos (e continuamos considerando).

Claro que algo assim viria com alguns pontos complexos, como por exemplo:

– Como representar mensagens ainda não enviadas;

– A possibilidade de apagar ou editar mensagens pendentes;

– O que fazer se alguém lhe manda uma mensagem quando você tem mensagens pendentes para essa pessoa (por exemplo, você simplesmente joga na cara dela as mensagens pendentes?)

Além disso, existe a questão social de que você acabaria mandando mensagens num horário em que você não estaria disponível para responder aos seus contatos. Isso poderia ser confuso para a pessoa do outro lado, já que ela teria a impressão de que você estaria pronto para responder no seu telefone — uma vez que você “acabou” de mandar uma mensagem para ela.

São todos pontos deveras válidos — tanto os do usuário quanto os de Craig. É bem verdade que a Apple poderia, se quisesse, resolver esses problemas levantados com uma boa dose de criatividade e inteligência artificial, como já fez com tantos outros elementos dos seus serviços.

Ou, quem sabe, nem isso — o Telegram já tinha, anteriormente, um recurso que funciona tão bem quanto o agendamento de mensagens: a possibilidade de enviar uma mensagem silenciosa, que gera uma notificação no aparelho do destinatário mas não produz nenhum som ou luz.

O que vocês acham?

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Telegram ganha agendamento de mensagens; Spotify, Firefox e Microsoft To Do são atualizados

Próx. Post

Oferta: iPhone XR de 128GB por R$3.699!

Posts Relacionados