O melhor pedaço da Maçã.

iPhone 11 Pro é um enorme gatilho para quem sofre de tripofobia, aparentemente

Se você se incomoda profundamente com a imagem abaixo, talvez você sofra desse transtorno
Corpo do iPhone 11 Pro

Você já ouviu falar em tripofobia? O transtorno, ainda não documentado no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais por falta de pesquisa, classifica uma fobia ou inquietação intensa que algumas pessoas sofrem ao se depararem com pequenos buracos ou saliências em padrões irregulares.

Publicidade

Em alguns casos, a exposição a imagens desse tipo pode gerar efeitos como coceiras, tontura, vômito, taquicardia ou mesmo crises de pânico. Alguns especialistas, entretanto, mantêm que a condição não existe de verdade — o que existiria, na opinião deles, é uma aversão a pequenos buracos irregulares em tecidos vivos (e, nesse caso, podem me incluir na conta).

Você poderia se perguntar o que isso tudo tem a ver com o tema do honorável site que você lê neste exato momento. Pois bem, meus caros leitores: aparentemente, o iPhone 11 Pro está sendo um tremendo de um gatilho para pessoas que dizem sofrer de tripofobia.

Eu tenho tripofobia bem pesada já há anos, e ver fotos do iPhone 11 na minha timeline me dá vontade de tacar fogo em tudo… parem
https://twitter.com/lifeaseva/status/1171444031399682048
As três câmeras do iPhone novo ativam minha tripofobia. Eu não vou conseguir ter pessoas andando à minha volta com essas câmeras todos os dias.
https://twitter.com/ummeetaa_x/status/1171690180996210689
A Apple não pensou com nós que temos tripofobia ao fazer o iPhone 11 Pro. Eu não vou poder comprá-lo e ficarei cheio de coceira sempre que eu olhar para ele.

Acima temos alguns exemplos publicados no Twitter, mas as reações tripofóbicas são generalizadas. Antes que alguém diga que o fenômeno nada mais é que um furor coletivo da internet e que ninguém está realmente ligando para isso, é bom ouvir as palavras do Dr. Geoff Cole, professor de psicologia da Universidade de Essex e um dos primeiros a publicar um estudo sobre o tema, em 2013.

Publicidade

Em entrevista ao Metro, Cole confirmou que, mesmo com apenas três “buracos”, a traseira do iPhone 11 Pro pode, de fato, disparar um gatilho em pessoas com certos graus mais sensíveis de tripofobia — já que, segundo ele, “qualquer coisa” pode ativar o transtorno, desde que tenha o padrão certo, como as bolhas de um chocolate aerado ou as lanternas de um Peugeot 206.

Como afirma Cole:

Existe um certo ceticismo e as pessoas dizem que é apenas um meme bem-sucedido da internet, em vez de uma fobia real. As pessoas tratam a coisa meio como uma piada, e pensam que as pessoas “pegam” tripofobia por um meme, mas isso se aplica à maioria das fobias. As pessoas não nascem com medo de ratos, aranhas ou baratas, mas podem ver o medo de seus pais ou mães durante a infância e pegar o mesmo medo. Veja as baratas, por exemplo: a maioria dos indivíduos que têm medo delas nunca teve de fato uma experiência ruim com elas. Eles pegaram isso da sociedade — se a tripofobia é um bom meme da internet, o medo de baratas é um bom meme da sociedade.

De qualquer forma, é deveras improvável que a Apple mude o design dos seus novos smartphones por conta da parcela da população afetada por ele. Se você sofre de tripofobia e se incomoda com as câmeras dos aparelhos, infelizmente não há muito a se fazer. Exceto, talvez, largar a Apple e parar de acessar este site — se bem que, largar a Maçã até pode, mas nos abandonar… não faça isso. 😉

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções do dia na App Store: XCOM: Enemy Within, Nightgate, MovieMator Video Editor Pro e mais!

Próx. Post

Slack ganha Modo Escuro no Mac; Google Chrome e Drive são atualizados

Posts Relacionados