Lembra de quando eu disse que, este ano, a iFixit foi superada por um canal vietnamita no desmonte dos novos iPhones? Bom, a firma de reparo não se fez de rogada: em vez de realizarem os teardowns do jeito tradicional, os integrantes da equipe resolveram deixar a coisa ainda mais dramática e abrir o iPhone 11 Pro ao vivo na frente da câmera.
O desmonte do iPhone 11 Pro “comum” foi feito hoje mais cedo e já pode ser conferido no YouTube; agora, a firma está dissecando o iPhone 11 Pro Max — não mais em frente às câmeras, mas ainda assim atualizando as descobertas ao vivo na página referente ao aparelho.
No geral, a iFixit não chegou a perceber grandes novidades em relação ao vídeo vietnamita — exceto em um ponto: a firma descobriu indícios de que os novos iPhones de fato têm o hardware necessário para o recurso de carregamento bilateral (aquela funcionalidade que permite não só carregar o smartphone, mas fornecer carga a outros aparelhos, como AirPods).
A evidência está em dois conectores que ligam a bateria à placa lógica. Ao desconectar um deles, a equipe percebeu que o iPhone continuou ligado, mas passou a carregar apenas pela porta Lightning, e não mais por contato — ou seja, ao menos aparentemente, esse segundo conector é exclusivamente responsável por ligar a placa ao módulo de carregamento sem fio.
Como escreve a equipe:
Com o aparelho ligado, nós desconectamos o conector localizado na parte inferior da bateria e o iPhone continuou ligado e carregando pela porta Lightning — mas não pelo carregamento wireless. Aparentemente, esse conector adicional representa uma conexão direta com a bobina de recarga sem fio, o que seria um recurso importante para o carregamento bilateral.
Além disso, quando nós plugamos o conector novamente, o iPhone exibiu temporariamente um alerta de temperatura antes de voltar ao normal. Nós suspeitamos que ele perdeu contato com um dos sensores de temperatura da bateria e se desligou; isso soa muito como um recurso de gerenciamento do calor gerado pelo carregamento reverso.
Se vocês estão acompanhando a novela, os iPhones 11 Pro foram apresentados sem suporte ao recurso de carregamento bilateral, mesmo após meses de rumores afirmando que os aparelhos trariam essa opção. Poucos dias após o anúncio, entretanto, o leaker Sonny Dickson afirmou que os iPhones teriam, de fato, hardware para a funcionalidade e que a Apple tinha desabilitado-a pelo software por alguma razão misteriosa. Agora, a iFixit corrobora essa hipótese na prática.
Com isso, parece que o palpite certeiro foi o de Ming-Chi Kuo, poucos dias antes do lançamento dos novos aparelhos: segundo ele, a Apple tinha cancelado o carregamento bilateral de última hora porque a eficiência do recurso “não poderia atender aos requisitos” da empresa. Como as peças para implementá-lo já estavam nos iPhones, o jeito foi desabilitar tudo via software.
Obviamente, considerando a hipótese de que o carregamento bilateral nos iPhones representasse um risco aos aparelhos (e consumidores), é muito melhor que a Apple tenha cancelado o recurso do que forçar seu lançamento e ter que remediar o problema depois. Ainda assim, se a hipótese for comprovada, teremos aqui mais uma marca no histórico complicado que a Maçã está desenhando nas tecnologias de carregamento sem fio.
O que vocês acham?
via iMore
Atualização, por Rafael Fischmann 22/09/2019 às 18:40
Rene Ritchie, editor do iMore, postou um tweet subsequente afirmando ter ouvido algo contrário ao que apontou a iFixit:
Pois bem. Se houver mesmo algo lá dentro que pode ser habilitado, não deverá muito para alguém conseguir fazê-lo via jailbreak. O tempo dirá.