O melhor pedaço da Maçã.

Problema misterioso atinge Macs Pro rodando software Avid; solução está a caminho

Manhã problemática em Hollywood (e no mundo do audiovisual)
Parte superior do Mac Pro de 2013

A terça-feira amanheceu problemática para profissionais da área de vídeo do mundo inteiro — mais precisamente, aqueles que usam Macs Pro com softwares da Avid. Um problema misterioso passou a acometer as máquinas do mundo inteiro, impedindo que elas sejam inicializadas após um reinício.

Publicidade

Segundo a Variety, ainda não há muitas informações sobre o que está causando o problema, mas alguns usuários levantaram a possibilidade de “alguma coisa” — ainda não se sabe se um vírus ou um código defeituoso nos programas da Avid — estar corrompendo algumas pastas de nível root do Unix. No geral, o problema tem se manifestado somente em eventos em que a máquina é desligada e não consegue religar; não há casos de computadores apresentando falhas durante o funcionamento.

Não há um consenso sobre quais softwares da Avid ou quais versões do macOS são mais suscetíveis ao problema, mas a maioria dos usuários atingidos está rodando o macOS Sierra (10.12) ou o High Sierra (10.13). O programa da Avid mais citado nas ocorrências é o Media Composer, o mais utilizado da companhia.

O fato é que as ocorrências parecem ser generalizadas: em um grupo do Facebook, composto por profissionais da área de edição que usam Avid, centenas de usuários relataram ter sido atingidos; no Twitter, vários outros casos foram registrados por editores e pós-produtores.

ALERTA IMPORTANTE hoje à noite sobre a Apple, e o macOS rodando no Mac Pro “lata de lixo”. NÃO DESLIGUEM SEUS COMPUTADORES! Editores de Avid, aparentemente algo está corrompendo uma das pastas do Unix a nível de root. Façam backup de tudo, não só dos servidores se você estiver num ambiente conectado. Vejam essa página do Facebook.

https://twitter.com/mattpenndotcom/status/1176355775096205313

Publicidade

Pelo que eu vi, está acontecendo no momento uma falha generalizada de Macs com iLok/Avid. Muitas casas de pós-produção em Los Angeles, e mesmo pessoas trabalhando em programas, estão vendo seus Macs falharem e sem inicializar novamente. Os engenheiros estão pesquisando o problema. Não desliguem suas máquinas.

A “epidemia” foi particularmente sentida em Los Angeles, onde milhares de profissionais da área utilizam Macs Pro com softwares Avid para editar a enorme quantidade de conteúdo audiovisual produzido em Hollywood.

Por enquanto, a orientação geral para usuários de Macs Pro rodando softwares Avid é fazer o backup completo do conteúdo da máquina e, se possível, não desligá-la ou reiniciá-la até segunda ordem.

Avid emite comunicado

A Apple não se pronunciou sobre o caso, mas a desenvolvedora sim:

Publicidade

A Avid está ciente do problema de reinicialização afetando Macs Pro rodando certos produtos da empresa, que surgiu na noite de ontem. A questão está sendo tratada como prioridade máxima por nossas equipes de engenharia e suporte, que têm trabalhado arduamente para determinar e solucionar a raiz do problema. Conforme tivermos novas informações, elas serão imediatamente publicadas — diretamente aos nossos consumidores, por nossos fóruns e plataformas de mídias sociais — para resolver o problema de uma vez por todas e evitar ocorrências futuras.

Taí, então. Que as causas do problema sejam logo encontradas e resolvidas — e, se alguém tiver sofrendo com uma ocorrência do tipo, não deixe de postar suas experiências logo aqui abaixo.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

“Oprah’s Book Club” é lançado no Apple Books; série homônima chegará ao Apple TV+

Próx. Post

Bug no iOS/iPadOS 13[.1] pode dar permissões indevidas a teclados de terceiros

Posts Relacionados