O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

App pode descobrir sinais de doenças nos olhos de crianças antes mesmo de médicos

Mais uma vitória da tecnologia — que você pode testar agora mesmo!
Selfie com bebê

Sabe todos os avanços que a Apple adora destacar na área de saúde proporcionados por seus dispositivos e serviços? Aqui está um que provavelmente nunca será citado por ela, porque não é exclusivo da sua plataforma — mas que não deixa de ser muito interessante.

Publicidade

Médicos e pesquisadores da Universidade Baylor (em Waco, Texas) criaram um aplicativo que é capaz de detectar sinais de doenças oculares em crianças antes até mesmo de profissionais da área. Trata-se do White Eye Detector, já disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.


Ícone do app CRADLE White Eye Detector
CRADLE White Eye Detector de Gregory Hamerly
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.2.2 (9 MB)
Requer o iOS 12.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

O app baseia-se na presença da leucocoria, também conhecida como reflexo pupilar branco — um brilho branco emitido pelos olhos de uma criança ao direcionar uma luz ao seu rosto. O sintoma pode indicar algumas doenças sérias, como o retinoblastoma (tumor maligno na retina), a catarata pediátrica ou a doença de Coats.

O funcionamento do aplicativo é muito simples e parte do pressuposto (correto na grande maioria dos casos) de que pais tiram muitas fotos dos seus filhos; um sistema de inteligência artificial batizado de CRADLE (computer assisted detector of leukocoria, ou detector de leucocoria assistido por computador) está por trás dos escaneamentos.

Ao fornecer permissão para acesso à sua biblioteca de fotos, o app escaneia todas as imagens presentes no seu dispositivo para detectar aquelas com crianças que possivelmente apresentem o reflexo pupilar branco. Caso imagens do tipo sejam encontradas, o app avisará o usuário e o orientará a procurar um médico para mais exames.

A funcionalidade do aplicativo é particularmente importante porque, no caso de doenças como o retinoblastoma, cada dia conta — quanto antes ela for descoberta, maiores são as chances de cura, já que o câncer pode avançar para o cérebro em menos de seis meses.

Publicidade

Os cientistas fizeram testes com o app alimentando-o com cerca de 53.000 fotos de 40 crianças, metade delas com doenças oculares. O White Eye Detector conseguiu, em média, identificar o sintoma cerca de um ano antes dos médicos — em alguns casos, o aplicativo detectou sinais de leucocoria em bebês de apenas 12 dias de vida!

Se você tem crianças pequenas em casa, vale testar o app — precauções de saúde, afinal, nunca são demais.

via Cult of Mac | imagem: Shutterstock.com

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Anatel homologa carregadores do Apple Watch Series 5 [atualizado]

Próximo Artigo
Sign in with Apple

Após críticas, "Sign in with Apple" passa a incorporar protocolo OpenID Connect

Posts Relacionados