O melhor pedaço da Maçã.

Asphalt 9 é removido de página do Projeto Catalyst; desenvolvedores expõem preocupações com o recurso [atualizado]

Problemas no paraíso?
Apple falando sobre Asphalt 9: Legends no Projeto Catalyst

Nós já falamos aqui várias vezes sobre como o Projeto Catalyst seria um sopro de ar fresco para os aplicativos do macOS, permitindo que desenvolvedores portassem apps do iPad facilmente para os computadores da Apple. Falamos, também, sobre como o macOS Catalina representa o início “real” dessa iniciativa, e como a partir de agora sentiremos as diferenças causadas pela tecnologia.

Publicidade

Bom, hoje estamos aqui para lembrar que toda história tem vários ângulos. O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, publicou hoje uma reportagem expondo preocupações e reservas, tanto do lado dos desenvolvedores quanto da parte dos consumidores, em relação ao Projeto Catalyst, seu funcionamento e seus efeitos.

Um dos principais obstáculos encontrados pelos desenvolvedores está no fato de que a transição dos apps do iPadOS para o macOS não é, na maioria dos casos, nem de longe tão simples quanto a Apple quer fazer parecer. James Thompson, criador do PCalc, afirmou que “precisou trabalhar muito mais do que o esperado” para fazer o Dice by PCalc rodar bem no Mac — o que não chega a ser um problema em si, já que a versão do aplicativo para macOS precisa ser adquirida separadamente, o que significa que o desenvolvedor receberá pelo trabalho extra.

A questão, segundo Thompson, é que a Apple faz parecer que o processo de portar um app para o Mac seria “simples como clicar num botão” e, por isso, os consumidores podem não entender o porquê de ter de pagar pelo “mesmo” aplicativo duas vezes. Quem faz coro a essa preocupação é o desenvolvedor Steve Troughton Smith:

Publicidade

Como usuário, eu não quero ter que pagar de novo para ter o mesmo app. Como desenvolvedor, eu não quero que meus usuários tenham que tomar essa decisão.

O problema parece surgir do método de distribuição que a Apple adotou nas suas demais plataformas. Explico: ao adquirir um app para iPhone, por exemplo, o consumidor pode — em muitos casos — obter gratuitamente o mesmo aplicativo para iPad, Apple Watch e Apple TV, caso eles existam. O Mac, por outro lado, fica separado dessa equação: mesmo em apps com a mesmíssima funcionalidade em diferentes plataformas, é praxe que o consumidor tenha que pagar duas vezes caso queira rodá-lo, digamos, num iPad e num MacBook.

Ou seja: ou a Apple e os desenvolvedores começam a repensar esse modelo, ou o Projeto Catalyst enfrentará problemas na percepção dos consumidores daqui pra frente.

Asphalt 9

A questão do custo, entretanto, não parece ser o único problema com o qual os desenvolvedores estão se deparando. A matéria da Bloomberg notou que, por algum motivo, a Apple removeu o jogo Asphalt 9: Legends da sua página dedicada ao macOS Catalina — ou, mais especificamente, da seção destacando os apps que serão portados para o Mac em breve por conta do Catalyst.

Apple falando sobre Asphalt 9: Legends no Projeto Catalyst

Se vocês bem se lembram, o jogo de corrida foi destacado pela Maçã na última WWDC como um dos “porta-bandeiras” do recurso, com o vice-presidente sênior de engenharia de software, Craig Federighi, notando que os desenvolvedores da Gameloft teriam conseguido portar o game para o Mac com apenas um dia de trabalho.

Publicidade

Não sabemos o que pode ter acontecido de lá para cá, mas a remoção do título da página da Apple não pode ser bom sinal — e Asphalt 9 não foi o único aplicativo removido: o app DC Universe, para leitura de quadrinhos e reprodução de vídeos da editora, também sumiu da relação da Maçã e não deverá ganhar uma versão para o macOS no futuro próximo.

Netflix

Por outro lado, há empresas que nem querem saber do Projeto Catalyst para início de conversa — é o caso da Netflix, que, consultada pela reportagem, afirmou que não tem quaisquer planos de portar seu app do iPad para o Mac usando a tecnologia.

Publicidade

Veremos, portanto, como a Apple reagirá a essa polêmica.

via 9to5Mac

Atualização 08/10/2019 às 16:01

Aparentemente, o prospecto de uma versão de Asphalt 9: Legends para Mac ainda não está morto. Algumas horas após a publicação da reportagem da Bloomberg, Mark Gurman postou o seguinte tweet:

A Gameloft afirmou que o Asphalt 9 para Mac, feito com o Projeto Catalyst, teve seu lançamento “levemente adiado” para “polir a experiência” e que o jogo será lançado até o fim do ano.

Muito bem, então — resta saber só se o papo é uma resposta padrão agora que o caso foi exposto ou se o estúdio está, de fato, trabalhando para recuperar o tempo perdido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Polícia de Nova York já desbloqueia iPhones por conta própria desde 2018

Próx. Post

Interface do HomeKit Secure Video é revelada por iPad em loja da Apple

Posts Relacionados