O melhor pedaço da Maçã.

Polícia de Nova York já desbloqueia iPhones por conta própria desde 2018

A Cellebrite está de volta — ou melhor, ela nunca desapareceu

Ah, a Cellebrite. A empresa israelense causou terremotos no mundo tecnológico com suas técnicas para desbloquear iPhones ou smartphones Android — levantando, com isso, diversas discussões sobre os limites da privacidade e o poder que órgãos governamentais/policiais teriam para invadir aparelhos de indivíduos suspeitos em investigações de crimes.

Publicidade

A notícia mais recente da firma veio em junho deste ano, quando a Cellebrite anunciou um novo produto, chamado UFED Premium — um dispositivo que permitiria a extração de dados de iPhones e de outros aparelhos. Com ele, as agências governamentais poderiam invadir os smartphones por conta própria, sem sequer enviá-los para a empresa; bastaria conectar os dispositivos ao UFED para transpassar seus métodos de proteção, mais ou menos como funcionava a famigerada GrayKey.

O que nós não sabíamos é que, muito antes desse anúncio, o tal do UFED Premium não só já existia como já estava em pleno uso. Foi o que revelou uma reportagem, publicada hoje no OneZero, que fala sobre as práticas de invasão de dispositivos na Polícia de Nova York e nas agências governamentais da cidade.

De acordo com as informações apuradas pela matéria, o Escritório do Promotor Distrital de Nova York tem usado um dos dispositivos da Cellebrite desde janeiro de 2018, um ano e meio antes do anúncio da firma israelense, para desbloquear smartphones iOS e Android. O órgão teria concordado em pagar, ao longo de três anos, cerca de US$200.000 na licença, instalação e treinamento relacionados ao UFED Premium — o contrato ainda faz referência a outro US$1 milhão em “investimentos adicionais”, mas não se sabe se o Escritório de fato pagou por esses serviços extras.

Publicidade

O defensor público Jerome Greco, que teve o aparelho de um dos seus clientes interceptado pela polícia de Nova York e desbloqueado pelo Escritório para investigações, classificou o caso como preocupante: “Como alguém atento em relação ao estado de vigilância cada vez maior, eu penso que é preocupante que as agências legais tenham acesso a esse tipo de poder.”

A Cellebrite recusou-se a comentar o caso, e o Escritório do Promotor Distrital de Nova York afirmou que não discute as técnicas investigativas do órgão. Ainda não está claro, também, se o dispositivo UFED Premium foi de alguma forma atualizado para desbloquear iPhones rodando o iOS 13 — até a última notícia sobre isso, o aparelho era capaz de acessar até a versão 12.3.x do sistema.

via Cult of Mac

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Music Festival não morreu, segundo executivos da Maçã

Próx. Post

Asphalt 9 é removido de página do Projeto Catalyst; desenvolvedores expõem preocupações com o recurso [atualizado]

Posts Relacionados