O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Jeep comemora por estar “livre do emoji” no iOS 13

Depois de anos, a Apple resolveu dar adeus a uma velha metonímia
Campanha da Jeep comemorando o fim da associação ao emoji do carrinho no iOS 13

Se o título acima não faz sentido nenhum para você, convido-lhe a pegar algum dispositivo iOS que você tenha por aí e que não esteja rodando uma das versões mais recentes do sistema. Digite a palavra “jeep” em algum mensageiro instantâneo ou coisa do tipo e veja a mágica acontecer — a palavra transformar-se-á num simpático carrinho azul (caso você tenha o recurso de substituição por emojis ligado, claro).

Publicidade

Pois bem: do iOS 13 em diante, essa substituição não mais acontecerá — e a Jeep (a empresa, não o carro) não poderia estar mais feliz com isso.

Esse pequeno emoji azul 🚙 claramente não está pronto para as trilhas. Estamos felizes que a @Apple concordou em remover nosso nome na última atualização do iOS. #IssoNãoÉJeep

Aparentemente, a fabricante dos famosos veículos off-road não estava satisfeita em ter sua marca associada a um carrinho inofensivo em um sistema operacional usado por centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo. De fato, o pobre emoji não parece ter o mais resistente dos maquinários, mas… bom, ele é fofo, vai.

O fenômeno, claro, é um dos efeitos colaterais de ter sua marca tão fortemente associada a uma categoria de produto. No mundo todo, inclusive aqui no Brasil, a palavra jeep (ou jipe, em bom português) virou uma designação genérica para todos os carros pensados para todos os tipos de terreno, com tração nas quatro rodas e outros diferenciais. A Jeep, naturalmente, não gosta muito dessa metonímia.

Publicidade

De acordo com o AdAge, a montadora não chegou a pedir formalmente à Apple que retirasse seu nome da lista de “palavras associadas a emojis” no iOS 13; ainda assim, a mudança parece ter sido tão bem-recebida na empresa que o departamento de marketing comemorou a notícia com o lançamento da nova campanha, capitaneada pela hashtag #IssoNãoÉJeep.

Vê se pode?

via B9

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Astros na NBA estão no novo comercial do Powerbeats Pro

Próximo Artigo
Dune Pro, gabinete idêntico ao novo Mac Pro

Dune Pro leva o visual do Mac Pro para quem não quer gastar US$6 mil num computador

Posts Relacionados