O melhor pedaço da Maçã.
Tada Images / Shutterstock.com
Google Chrome

UE: navegadores para iOS poderão usar motor diferente do que equipa o Safari [atualizado]

Como parte da avalanche de mudanças provocadas pela União Europeia, a Apple anunciou que, com o futuro lançamento do iOS 17.4, usuários — apenas no território europeu — terão mais facilidade ao definir um navegador e um mecanismo de busca padrão no iPhone.

Publicidade

Desde o iOS 14, vale notar, já é possível definir um navegador padrão que não seja o Safari e também escolher qual o mecanismo de busca será usado (no caso do navegador da Maçã). Entretanto, a companhia destacará ainda mais essas opções de escolha.

Desse modo, usuários serão solicitados, ao abrir o Safari pela primeira vez, a escolher seu navegador padrão preferido a partir de uma lista predefinida de opções, a qual incluirá o Google Chrome e o Firefox, por exemplo.

Assim que um navegador alternativo for escolhido, todos os links do sistema serão abertos nele, seja ele o Safari ou algum outro.

Mecanismos de navegação

Para os desenvolvedores, os aplicativos que atualmente usam o WebKit (o mecanismo que alimenta o Safari e vários navegadores disponíveis na App Store) poderão adotar outros motores — o Chrome (do Google) é alimentado pelo Blink (do projeto Chromium), que é o mesmo adotado por browsers como Edge, Brave, Arc e Opera; já o Firefox (da Mozilla) roda o seu próprio motor, chamado Gecko.

Publicidade

A Apple disse que, para usar um mecanismo de navegador alternativo, desenvolvedores precisarão solicitar o Web Browser Engine Entitlement (para navegadores que desejam usar mecanismos alternativos) ou o Embedded Browser Engine Entitlement (para aplicativos que fornecem experiências de navegação, como clientes de email, que desejam use mecanismos alternativos).

Cabe ressaltar, mais uma vez, que estas alterações valerão apenas para usuários na UE. A Apple afirmou que permitirá a usuários europeus viajem para fora do território sem perder acesso a essas novidades, mas garantirá que apenas contas pertencentes a pessoas que moram na UE possam ter acesso a elas.

Publicidade

Isso porque, na visão da companhia, esses outros motores são “um risco de segurança e desempenho do iPhone” e que apenas o WebKit é “verdadeiramente otimizado e seguro” para seus dispositivos.

Atualização, por Bruno Cardoso31/01/2024 às 17:30

Como notado pela jornalista e podcaster francesa Niléane [@nileane@nileane.fr], usuários europeus que instalaram a primeira versão beta do iOS 17.4 já podem notar a nova tela do Safari que mostra as opções de navegadores alternativos.

Como explicamos na matéria acima, essa nova tela é exibida sempre que o usuário abre o Safari pela primeira vez. Nas imagens, é possível ver, além do próprio Safari, nomes como o Google Chrome e o Firefox, além de outras opções como o Microsoft Edge, o DuckDuckGo e o Brave.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera serviços de streaming de jogos na App Store em todo o mundo

Próx. Post

iOS 17.4: Apple abrirá NFC dos iPhones para terceiros na Europa

Posts Relacionados