A Apple pode ter passado por seus perrengues ao longo do último ano, mas isso não parece ter afetado em nada o valor da icônica Maçã. Digo isso porque, na mais recente lista de marcas mais valiosas da Interbrand, a gigante de Cupertino manteve-se na liderança — pelo sétimo ano consecutivo, nada menos.
Manter a medalha de ouro, entretanto, não é o suficiente: a Apple também viu, na comparação anual, um salto de 9% no valor da sua marca, chegando a US$234 bilhões em 2019. O Top 5 também se manteve em relação ao ano anterior, com domínio absoluto das marcas de tecnologia: Google, Amazon e Microsoft seguiram a Maçã, enquanto a Coca-Cola foi a estranha no ninho do grupo no topo. A Samsung ficou em sexto lugar.
A Interbrand classificou a vitória da Apple como fruto da formação de um “ecossistema formidável” em meio ao processo de transição vivido atualmente pela empresa, no qual o foco está passando dos produtos para os serviços.
Por outro lado, a marca que mais sofreu ao longo do último ano foi o Facebook. A gigante de Mark Zuckerberg perdeu o posto no Top 10 para a Disney e, do 9º lugar conquistado em 2018, caiu para 14º, com uma perda de 12% no valor da sua marca. As razões são fáceis de entender (basta ver os escândalos de privacidade em que a rede tem se envolvido), mas nem tão fáceis de se remediar.
Vale lembrar que, para montar o ranking, a Interbrand leva uma série de fatores em consideração, como comprometimento, governância, claridade, relevância, diferenciação, autenticidade, engajamento, consistência e presença — em negrito, estão os aspectos nos quais a Apple se destacou ao longo de 2018, segundo a agência.
via AppleInsider