O melhor pedaço da Maçã.

Apple poderá cobrar por novos downloads de apps já comprados no iPhone OS 3.0

Hoje mais cedo (ok, ontem :-P), o The iPhone Blog especulou que a Apple poderia ter mudado uma de suas políticas, passando a cobrar por novos downloads de títulos já adquiridos na App Store, a menos que eles fossem feitos via iTunes no desktop.

Publicidade

Até hoje, qualquer usuário pôde baixar novamente algum aplicativo ou jogo pelo seu iPhone/iPod touch sem pagar nada — algo que faz bastante sentido, visto que você pode ter que restaurar o seu aparelho, pode talvez apagar algum item sem querer ou até ter apps demais e já ter ocupado todo o espaço disponível, sendo obrigado a desinstalar e instalar coisas toda hora. Verificamos então a alegação e ela não batia:

Redownload no iPhone

Diante disso, e sem mais informações sobre o caso, deixamos o assunto de lado. Eis que, algumas horas depois, o mesmo TiPb atualizou o seu post com mais detalhes: aparentemente, essa mudança afeta apenas alguns usuários que já estão rodando versões betas do OS 3.0. E, de fato, apenas para downloads feitos pelo ar, isto é, pelas redes de telefonia celular.

Publicidade

O que acontece, então? Estariam as operadoras enchendo o saco mais uma vez? Bom, parece que não. Ao que tudo indica, essa mudança tem a ver com uma das novidades previstas para o novo firmware: gerenciamento e troca de contas da iTunes pelo próprio aparelho. Facilitando esse processo, a Apple abre portas para usuários maldosos compartilharem suas compras com pessoas que não pagaram por elas.

Redownload no iPhone

É, parece que mais uma vez os certinhos pagarão o preço da ilegalidade, mas o MacRumors já afirma que pode ser que haja um limite mínimo de tamanho do download estipulado para esta obrigatoriedade. Por enquanto, sem um anúncio oficial da Apple e sem o lançamento da versão 3.0 final do iPhone OS, fica difícil afirmar qualquer coisa com certeza.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira um mockup em Photoshop da bússola digital do novo iPhone

Próx. Post

Quickoffice Mobile Office Suite para iPhone traz grandes novidades em sua versão 1.2

Posts Relacionados