O melhor pedaço da Maçã.

Mac Catalyst receberá mais suporte e recursos para desenvolvedores, promete Apple

Será que a Maçã ouviu a insatisfação dos desenvolvedores?
Apple falando sobre Asphalt 9: Legends no Projeto Catalyst

O Mac Catalyst (a Apple parece ter abandonado de vez a nomenclatura “Projeto Catalyst”) chegou com o macOS Catalina com a promessa otimista de levar aplicativos do iPad para os computadores da Apple dando o mínimo de trabalho para desenvolvedores.

Publicidade

Usuários já podem aproveitar os primeiros frutos da tecnologia, como o novo app do Twitter e vários outros que já listamos. Nem tudo, entretanto, tem sido totalmente tranquilo — vários profissionais, por exemplo, já expressaram uma certa insatisfação com o poder do Catalyst e a falta de suporte da Apple no processo de transição dos apps. Isso, entretanto, pode estar para mudar.

Em uma reportagem da CNET, o diretor de marketing de produtos para o macOS na Apple, Todd Benjamin, afirmou que a Maçã tem planos de adicionar novos recursos e fornecer suporte ainda melhor para os desenvolvedores que quiserem portar seus aplicativos do iPadOS para o macOS.

Nas palavras do executivo:

Publicidade

Para muitos dos primeiros desenvolvedores que tiraram proveito do Mac Catalyst, era a primeira vez desenvolvendo um aplicativo para Mac, e é impressionante o que eles conseguiram fazer num período tão curto. Nós estamos aprendendo muito com esses vanguardistas, e estamos planejando vários recursos adicionais e mais suporte para ajudá-los a criar experiências incríveis para o Mac com a ajuda do Mac Catalyst.

Infelizmente, Benjamim não especificou exatamente que tipo de recursos ou suporte serão esses; de qualquer forma, a fala indica que a Apple está atenta ao retorno dos desenvolvedores e, em algum grau, preocupada em oferecer uma experiência positiva no processo de portar apps do iPad para o Mac.

O executivo adicionou, ainda, que quem tem mais a ganhar com o Mac Catalyst são os usuários, já que a tecnologia potencialmente dará um novo gás ao ecossistema de apps para o macOS.

Nossa visão para o Mac Catalyst sempre foi de tornar mais fácil para que qualquer desenvolvedor de apps para iPad, pequeno ou grande, levasse suas criações ao Mac. Isso permite que eles tenham apenas um código-fonte e uma equipe de desenvolvimento. O Mac Catalyst dá aos desenvolvedores do iPad uma vantagem enorme e, para muitos, uma oportunidade de expandir seus domínios para a plataforma do Mac, algo que eles nunca tiveram antes. Isso não é benéfico somente para os desenvolvedores, mas também para os usuários, que se beneficiam com o acesso a uma seleção totalmente nova de ótimos apps e experiências vindos direto do ecossistema vibrante do iPad.

Palavras bonitas, de fato, mas que sozinhas não significam muita coisa — para vermos se o Mac Catalyst realmente trará toda essa visão mágica da Apple para o mundo, teremos que aguardar os próximos capítulos dessa história. Opiniões?

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novos modelos representaram 20% das vendas de iPhones no terceiro trimestre, nos EUA

Próx. Post

Após mudanças, Twitter promete melhorar APIs para clientes de terceiros

Posts Relacionados