O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple estaria desenvolvendo aparelhos inteligentes para a casa

HomeKit

Na WWDC 2014, a Apple apresentou duas soluções interessantíssimas para melhorar a experiência de usuários com dispositivos focados em saúde e em tornar as nossas casas inteligentes.

Publicidade

Atualmente, cada aparelho desses (seja ele uma balança, um medidor de pressão, um monitor de atividade física, uma lâmpada inteligente ou uma fechadura eletrônica) é controlado por apps criados pela própria empresa/desenvolvedora do produto. Além disso, os dados captados por esses dispositivos também são armazenados em aplicativos dedicados. Ou seja, para saber quantos passos você deu num dia, é preciso abrir um app; para visualizar o seu histórico de peso, outro; para controlar as luzes da sua casa, mais outro…

HomeKit

A ideia da Apple é justamente melhorar isso. Assim ela liberou o HealthKit, um conjunto de APIs para que empresas/desenvolvedores integrem seus dispositivos ao app Saúde (Health), do iOS 8. Já na área doméstica, a Maçã criou o HomeKit. A diferença, aqui, é que não existe um app central como o Saúde para controlar/verificar todas as informações relacionadas aos dispositivos inteligentes que controlam a sua casa.

Publicidade

É aí que entra um novo rumor: de acordo com o 9to5Mac, a Apple estaria desenvolvendo alguns produtos inteligentes para a casa, como painéis controladores e sistemas de som avançados.

Assim como o iTunes chegou antes do iPod e o app Saúde chegará ao iOS antes do “iWatch”, a Apple está criando um ecossistema doméstico inteligente através do seu software, colocando os pés na categoria antes de lançar um produto em si. Ainda que um hardware doméstico esteja mais distante no plano de lançamentos de produtos da Apple, neste outono nós veremos a estreia de um [dispositivo] vestível, novos iPhones e Macs.

Ainda de acordo com a matéria, a ideia da Apple não é concorrer diretamente com a Nest (recém-adquirida pelo Google). Enquanto a Nest trabalha com termostatos e detectores de fumaça, a ideia da Apple seria trabalhar com produtos “mais convencionais”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: “iPhone 6” de 5,5 polegadas terá alguns diferenciais em relação ao de 4,7 polegadas

Próx. Post

App da semana: jogo Capitão America 2: O Soldado Invernal para iPads e iPhones/iPods touch

Posts Relacionados