O melhor pedaço da Maçã.

Agência de publicidade da Apple demite 50 em meio a mudança de estratégia

Nova fase colorida da campanha "Clicada com iPhone" da Apple

Já há algum tempo, a Apple tem adotado mudanças na sua estratégia de publicidade: cada vez mais peças têm sido criadas pela própria equipe interna de marketing da empresa. Isso obrigou a parceira de longa data da Maçã, a Media Arts Lab (MAL), a se mexer.

Publicidade

A agência de publicidade, que é uma subsidiária da TBWA\Chiat\Day, tem a Apple como a única cliente e trabalha com a gigante de Cupertino desde basicamente os primórdios da Maçã — foi a Media Arts Lab, por exemplo, que desenvolveu campanhas icônicas como “1984”, “Think Different” e “Get a Mac”. Agora, com a mudança de estratégia da Apple, cerca de 50 empregados estão sendo dispensados.

De acordo com a Bloomberg, os cortes foram feitos em várias áreas da subsidiária; o grosso das demissões, entretanto, está na parte de estratégia da MAL — justamente o núcleo criativo da agência que trabalhava em proximidade máxima com a Apple para o desenvolvimento das campanhas. Uma das despedidas é a de Geoff Edwards, diretor criativo executivo da agência e chefe de publicidade para a Apple; ele tinha sido promovido para o cargo atual em maio passado.

Em comunicado enviado à Bloomberg, o vice-presidente de comunicação de marketing da Maçã, Tor Myhren, afirmou que a confiança da empresa na MAL continua a mesma; a única diferença é que “enquanto a Apple continua envolvendo sua abordagem ao marketing, nós pedimos à agência que fizesse o mesmo”. A MAL ecoou o mesmo sentimento:

Ontem foi um dia difícil, pois tivemos que nos despedir de alguns dos nossos colegas mais talentosos. Nossa relação com a Apple nunca esteve tão forte, mas conforme as necessidades do nosso cliente continuam evoluindo, nós precisamos nos adaptar e continuar desenvolvendo a composição das nossas equipes.

Seria esse o prenúncio de uma cisão ou só estamos vendo de fato uma adaptação nas operações? Vamos acompanhar.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Reproduza suas músicas favoritas em playlists dinâmicas com o app Next

Próx. Post

Apple TV é mais popular que o Apple Watch e os AirPods entre os usuários da Maçã nos EUA

Posts Relacionados