O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Brave é um navegador com foco em privacidade que paga para você ver propagandas

Disponível no macOS, no iOS e em vários outros sistemas
Navegador Brave

Numa época em que os usuários se preocupam cada vez mais com sua privacidade nos meios digitais, é natural que surjam mais soluções focadas em resolver (ou ao menos minimizar) esses problemas. Pois veja só essa: depois de quase quatro anos(!) de testes, o navegador Brave chegou ontem à versão 1.0 no macOS, no iOS e em vários outros sistemas.

Publicidade

Criado pela empresa homônima fundada por Brendan Eich (ex-CEO da Mozilla), o Brave é um navegador que coloca a privacidade em primeiro lugar, sem dispensar a velocidade e a fluidez de navegação e com várias ideias interessantes de proteção ao usuário. Uma delas? Geração de receita — não só para os fundadores do browser, mas para os seus utilizadores, também.

A principal ideia do Brave é bloquear todos os mecanismos tradicionais de publicidade e rastreamento online; em vez disso, os criadores do navegador inventaram um novo sistema, chamado Brave Rewards, que estimula o emprego de publicidade menos intrusiva e mais amigável para os usuários.

Trata-se de um sistema que sites e usuários precisam optar para participar, e funciona da seguinte forma: ao acessar sites que fazem parte do programa, usuários vão recebendo anúncios — com base no histórico de navegação pessoal — em uma aba separada, que pode ou não ser aberta. Todas as vezes que essa aba é aberta e os anúncios são clicados, os usuários recebem BATs (Basic Attention Tokens, a criptomoeda do programa) e podem ficar com eles ou repassá-los aos sites que quiser apoiar.

Publicidade

Ao juntar uma certa quantidade de BATs, você pode trocá-los por dinheiro real com a Uphold, parceira da Brave na parada, ou por gift cards e vouchers — mas só nos Estados Unidos, por enquanto. O navegador repassa aos usuários 70% do dinheiro pago pelos anunciantes no Brave Rewards, e fica com os 30% restantes. Vale notar que, caso você não queira participar do programa, o browser simplesmente ativará um bloqueador nativo de propagandas e trackers para que você tenha sua navegação mais limpa e segura.

Indo além dessa ideia diferentona, o Brave é um navegador bem capaz. Ele é baseado no Chromium, e suporta inclusive temas e extensões do Google Chrome, ao mesmo tempo em que reduz significativamente o rastreamento feito pela gigante de Mountain View no seu navegador. O Brave conta ainda com dois modos anônimos, um tradicional (como temos nos browsers mais populares) e um baseado no Tor.

E ele não vai parar por aí: nas próximas versões, a equipe de desenvolvimento do navegador planeja adicionar outros recursos importantes, como sincronização multiplataforma de abas e histórico. O Brave tem versões para macOS, iOS, Android, Windows e Linux; você pode baixá-lo no site oficial da desenvolvedora, na App Store ou no Google Play. Vale a pena conferir!


Ícone do app Brave Browser: Fast AdBlocker
Brave Browser: Fast AdBlocker de Brave Software
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.31 (126.4 MB)
Requer o iOS 13.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Teclado do MacBook Pro de 16 polegadas

Confira as diferenças (e semelhanças) entre os MacBooks Pro de 16 e 15 polegadas

Próximo Artigo
Lightroom

Lightroom simplificará importação de imagens de drives externos para o iPadOS

Posts Relacionados