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iPhone X

Mesmo com o mercado de smartphones em queda, venda de iPhones cresceram 3% ao ano

Após o fechamento das pesquisas acerca das vendas de smartphones durante o primeiro trimestre do ano, a International Data Corporation (IDC), a Strategy Analytics (SA) e a Kantar divulgaram seus (aguardados) resultados — e o cenário mundial não ficou no azul. Nos três primeiros meses deste ano, as fabricantes de smartphones venderam menos unidades do que no mesmo período do ano passado.

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Dados do primeiro trimestre do ano - IDC
Dados do primeiro trimestre do ano – IDC

Apesar do susto no mercado mundial, a Apple vendeu 52,2 milhões de iPhones — como indicado nos resultados do último trimestre fiscal da empresa —, resultando num crescimento de 3% em relação ao mesmo período de 2017. Apesar dos vários comentários sobre a baixa perfomance do iPhone X nas vendas, o modelo foi o mais popular da empresa durante todas as semanas de vendas do segundo trimestre fiscal da Maçã. De acordo com os dados da IDC, o sucesso do flagship, combinado com o alto índice de vendas dos iPhones 8/8 Plus contribuíram para que o preço médio de venda dos aparelhos crescesse em 11,1%, alcançando US$728.

O crescimento da Apple foi ainda mais expressivo na China, mercado tão quisto pela empresa. De acordo com dados da Kantar, a expressividade da Maçã subiu cerca de 22%(!) no país. Os resultados apontam que o iPhone X obteve a melhor performance nas vendas, tornando-se o modelo de iPhone mais vendido no mercado chinês.

Dados do primeiro trimestre do ano - SA
Dados do primeiro trimestre do ano – SA

Os resultados da SA mostram que a Samsung se manteve no topo do mercado mundial de smartphones mais uma vez, acumulando 22,6% de market share — os dados variam um pouco em relação aos da IDC, conforme podemos ver nos gráficos acima. Em ambas, contudo, a gigante asiática caiu em relação ao mesmo período do ano passado. Para Neil Mawston, diretor executivo da SA, a Sammy reconquistou o primeiro lugar durante o primeiro trimestre do ano em vendas depois de perder a posição para a Apple durante o último trimestre de 2017. Mawston ainda comentou que o mercado da Samsung se mantém na América do Norte, na Europa Ocidental e na Coreia do Sul, mas que a companhia têm enfrentado forte concorrência da Xiaomi na Índia e na China.

Em terceiro lugar na lista da SA ficou a Huawei, com 11,4% da fatia do mercado. A companhia trabalha para expandir a sua imagem no mercado internacional — que atua fortemente na China —, o que não será uma tarefa difícil, já que a taxa de crescimento dela gira em torno de 14% ao ano. Os aparelhos da empresa estão crescendo entre os consumidores dos países da Europa Ocidental como Espanha, Alemanha e Itália. Com um crescimento surpreendente fora do país de origem — menos da metade das vendas foi na China —, a Xiaomi acumulou 8,2% de fatia de mercado durante o primeiro trimestre.

Ao que tudo indica, o segundo semestre do ano pode ser decisivo para a mudança do mercado mundial de smartphones, já que a expectativa pelos próximos lançamentos é alta.

via MacRumors, 9to5Mac

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