O MacBook Pro de 16 polegadas está entre nós e, com ele, a promessa do fim do pesadelo que foi a existência do teclado com mecanismo borboleta.
Até agora, absolutamente todas as gerações do maldito teclado lançadas pela Apple faziam parte do programa de substituição (um nome bonito para o bom e velho recall) dedicado ao componente. Era, então, questão de tempo até a Maçã lançar uma máquina com um teclado redesenhado. E ela chegou!
A iFixit não perdeu tempo e já colocou as mãos no lançamento e comprovou o que nós esperávamos: estamos diante de algo completamente novo! Quer dizer, ou não, já que o novo teclado bebeu muito da fonte do Magic Keyboard com mecanismo tesoura, que deixou de ser usado pela em prol do borboleta — não é à toa que o nome é o mesmo.
O mecanismo tesoura do MacBook Pro é praticamente idêntico ao do teclado que acompanha o iMac e é vendido de forma avulsa pela empresa. A coisa é tão parecida que a iFixit trocou a tecla do MBP pela do Magic Keyboard e tudo funcionou perfeitamente.
Segundo a firma de reparos, quem se preocupa com longevidade/reparabilidade deve comemorar: além de termos um deslocamento um pouco mais profundo nas teclas (que era uma reclamação de muitos), um som mais suave e um design mais robusto, agora é possível substituir apenas uma tecla caso ela quebre. É verdade que esse processo ainda envolve desmontar todo o teclado em si e não é uma coisa tão simples, mas ainda assim…
O mecanismo é composto por duas peças de plástico, cruzadas, com um pivô no meio para controlar o movimento das teclas. Ele é mais robusto do que o teclado borboleta e há mais espaço para tolerar possíveis detritos que se instalam por ali — antes, qualquer partícula de sujeita oferecia um perigo real. Não há uma membrana de silicone (como a utilizada na última geração do mecanismo borboleta) para proteger as entranhas do teclado. Tudo agora está como era antes, com algumas poucas melhorias pontuais.
Comparado ao teclado borboleta, o novo mecanismo tesoura tem cerca de 0,5mm a mais de deslocamento quando pressionado; as teclas em si são cerca de 0,2mm mais espessas. Os pequenos clipes que prendem as teclas ao mecanismo tesoura em si parecem estar mais reforçados – para que não quebrem na hora de você tirar a tecla em si para uma limpeza ou reparo.
Abaixo, o vídeo que a iFixit fez sobre o assunto:
Boas notícias, finalmente! 👏🏼