O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Microsoft descontinua o app mobile da Cortana em vários países

Remoção valerá tanto para o iOS quanto para o Android
App da Cortana para iOS

A Microsoft anunciou, recentemente, que encerrará o app Cortana, tanto para iOS quanto para Android, em alguns países a partir do dia 31 de janeiro de 2020 como parte de uma “evolução para integrar a assistente virtual aos apps de produtividade do Microsoft 365”.

Publicidade

Seja qual for o real motivo da decisão, o fato é que, a partir dessa data, usuários da assistente virtual na Austrália, no Canadá e no Reino Unido não terão mais suporte ao app. Em outras informações fornecidas para o The Verge, a Microsoft confirmou que o app também será removido da Alemanha, da China, da Espanha, da Índia e do México em 31/1.

A companhia aproveitou o anúncio para divulgar, ainda, que alguns recursos da assistente virtual estarão indisponíveis no app Microsoft Launcher (apenas para Android), a partir da mesma data. Isso significa que conteúdos como lembretes e listas não funcionarão mais no app Cortana, nem no Microsoft Launcher, mas eles poderão ser acessados pelo app Microsoft To Do ou pelo Windows.

Recursos da Cortana

O app Cortana também é usado para definir configurações e atualizar o firmware de dispositivos como os Surface Headphones. Apesar disso, a Microsoft não mencionou como os proprietários dos fones de ouvido nos países onde o serviço será encerrado poderão atualizar e acessar os recursos desses dispositivos.

A Microsoft lançou o app da sua assistente virtual para iOS e Android em dezembro de 2015, o qual foi originalmente projetado para conectar PCs e dispositivos ao Windows 10 — desde então, ele nunca aterrissou no Brasil.

Apesar de sucessivas atualizações, a empresa não conseguiu competir com outras assistentes virtuais — fazendo até mesmo com que o seu CEO1, Satya Nadella, revelasse no início deste ano que a empresa não enxerga mais a Cortana como concorrente da Alexa (da Amazon) e do Google Assistente.

Até mesmo dentro do próprio sistema da Microsoft a assistente virtual vem perdendo terreno, uma vez que a empresa anunciou que desativará os recursos da Cortana durante certas instalações do Windows 10, além de poder removê-la da barra de ferramentas de futuras versões.

Publicidade

Seria esse o início do adeus à Cortana?


Desculpe, app não encontrado.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
AirPods Pro

AirPods Pro são elogiados, mas Galaxy Buds são coroados em novo comparativo

Próximo Artigo
Novo app Salesforce para iOS

Primeiros frutos da parceria entre Apple e Salesforce começam a aparecer

Posts Relacionados